O rating oferece um número grande de vantagens para a prática do xadrez, podendo ser destacadas as seguintes:
a) Cada jogador, se ele conhecer seu rating e a força do torneio (rating médio), pode saber quantos pontos necessita para manter ou aumentar seu rating, o que estimula cada jogador a jogar o seu melhor xadrez.
b) A cada jogador é dada a possibilidade de acessar sua performance objetivamente nos torneio que participou, além de poder acessar suas chances em um torneio que queira participar.
c) Técnicos e Professores têm seu trabalho facilitado quando tiverem que selecionar e arranjar suas equipes.
d) Árbitros têm seu trabalho facilitado quando em um torneio devem compor grupos de igual força em pouco tempo, e através do rating, determinar o emparceiramento. Este sistema de rating converte as diferenças de pontos entre os ratings na probabilidade de ganhar do jogador, ou seja, a porcentagem possível de pontos esperados do jogador no torneio.
Em um torneio um jogador disputa várias partidas com diferentes jogadores. O que temos que fazer é tirar as diferenças do rating deste jogador com os ratings de seus adversários, somá-las e dividir o resultado da soma pelo número de adversário com rating. O resultado é a probabilidade de ganhar de seus adversários. Estas diferenças se obtêm na tabela apresentada no final.
Pode ocorrer que em um torneio alguns jogadores não tenham rating, deve-se então primeiro calcular o rating inicial desses jogadores.
Se nenhum jogador tiver rating, pode-se atribuir um rating inicial para todos (por exemplo 2000).
A fórmula para calcular o rating inicial é a seguinte:
Ri=Rm+400 (PG-PP)/N
Onde:
Ri = Rating inicial.
Rm = Rating médio dos adversários. É obtido somando-se todos os ratings dos adversários e dividindo pelo número dos adversários com rating.
Pg = Pontos ganhos pelo jogador contando os empates.
Pp = Pontos perdidos pelo jogador.
N = Número de partidas jogadas contra jogadores com rating (pode-se adotar um número mínimo de partidas, por exemplo, 16).
Não se contabiliza os pontos por ausência ou por descanso. Agora com este rating provisório para todos os jogadores que começaram sem rating calcula-se o rating para os jogadores que já tem rating. Assim:
Rn = Ra + K (P-Pe)
Onde:
Rn = Rating novo do jogador (após o torneio).
Ra = Rating antigo do jogador (antes do torneio).
K = É uma constante que varia de acordo com o rating do jogador.
Exemplo:
K 45 30 15 10
Rating 1900 2200 2350
O multiplicador K muda automaticamente durante o cálculo, no momento em que o rating muda de faixa.
P = Pontos obtidos pelo jogador sem contar os ganhos por ausência ou descanso.
Pe = Os pontos esperados, ou seja, os pontos que deve fazer o jogador de acordo com seu rating:
Pe = Rm - Ra ® A% ou B% (ver tabela em anexo)
Descoberto A% ou B% fazer o seguinte:
(A% ou B%) x total de adversários com rating dividido por 100
Ou seja:
1) Diminuir o Rm dos adversários do seu Ra obtendo uma diferença em A% ou B% (tabela).
A% = Probabilidade de vitória se o jogador tiver o rating mais alto que o rating médio.
B% = Probabilidade de vitória se o jogador tiver o rating mais baixo que o rating médio.
2) Pegar o valor de A% ou B% e multiplicar pelo total de adversário (que tenham rating) e divide-se tudo por 100 (porcentagem), obteve-se assim o resultado de Pe.
O resultado de (P - Pe) pode ser positivo ou negativo, será multiplicado pelo K corresponde ao rating. Depois disso é só somar o resultado ao rating antigo do jogador, fornecendo assim o rating novo.
DIF A% B% DIF A% B%
0-3 50 50 198-206 76 24
4-10 51 49 207-215 77 23
11-17 52 48 216-225 78 22
18-25 53 47 226-235 79 21
26-32 54 46 236-245 80 20
33-39 55 45 246-256 81 19
40-46 56 44 257-267 82 18
47-53 57 43 268-278 83 17
54-61 58 42 279-290 84 16
62-68 59 41 291-302 85 15
69-76 60 40 303-315 86 14
77-83 61 39 316-328 87 13
84-91 62 38 329-344 88 12
92-98 63 37 345-357 89 11
99-106 64 36 358-374 90 10
107-113 65 35 375-391 91 9
114-121 66 34 392-411 92 8
122-129 67 33 412-432 93 7
130-137 68 32 433-456 94 6
138-145 69 31 457-484 95 5
146-153 70 30 485-517 96 4
154-162 71 29 518-559 97 3
163-170 72 28 560-619 98 2
171-179 73 27 620-735 99 1
180-188 74 26 736- 100 0
189-197 75 25
DIF = Diferença entre os ratings dos jogadores
A% = Probabilidade de vitória do jogador de rating mais ALTO em relação ao Rm.
B% = Probabilidade de vitória do jogador de rating mais BAIXO em relação ao