Notação portátil do jogo de xadrez
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Extensão do arquivo. Pgn
Internet tipo de mídia aplicação / x-xadrez pgn-(não registrado)
Desenvolvido por Steven J. Edwards
Versão inicial de 1993; há 19 anos
Tipo de formato de gravação do jogo de xadrez
Game Notation Portable (PGN) é um texto simples computador processáveis formato para a gravação de jogos de xadrez (tanto os movimentos e dados relacionados), apoiados por muitos programas de xadrez.
Este artigo usa a notação algébrica para descrever os movimentos do xadrez.
PGN foi criado por volta de 1993, por Steven J. Edwards, e foi popularizada através do rec.games.chess newsgroup
PGN está estruturado “para facilitar a leitura ea escrita por usuários humanos e fácil para análise e geração de programas de computador.” O xadrez move-se são dados em notação algébrica de xadrez. A extensão do arquivo é de costume “. Pgn”.
Há dois formatos na especificação do PGN, a “importação” de formato e a “exportação” de formato. O formato de importação descreve dados que podem ter sido preparados com a mão, e é intencionalmente lax; um programa que pode ler dados PGN deve ser capaz de lidar com o formato de importação pouco frouxa. O formato de exportação é bastante rigorosa e descreve os dados elaborados sob controle do programa, semelhante a um programa de fonte muito impresso reformatado por um compilador. As representações de exportação de formato gerados por programas diferentes no mesmo computador deve ser exatamente equivalente, byte por byte.
Código PGN começa com um conjunto de pares de “tag” (um nome de marca e o seu valor), seguido pelo “movetext” (movimentos de xadrez com comentário opcional).
Pares de tags começar com um suporte inicial esquerda “[", seguido do nome da marca em texto simples (ASCII). O valor da marca é delimitada entre aspas, ea tag é então terminado com um colchete direito de fechamento "]“. Não existem códigos de controle especiais envolvendo caracteres de escape, ou retornos de carro e alimentações de linha para separar os campos e espaços supérfluos incorporados (ou caracteres SPC) geralmente são ignorados durante a análise.
Dados para o armazenamento de arquivo PGN é necessária para proporcionar sete campos enquadradas, referidos como “etiquetas” e juntos conhecidos como o STR (Seven Roster Tag). Em formato de exportação, os pares de tags STR deve aparecer antes de quaisquer outros pares de tags que podem aparecer, e por esta ordem:
Evento: o nome do torneio ou evento partida.
Site: o local do evento. Isto está em “, Região Cidade PAÍS” formato, onde país é o de três letras Comitê Olímpico Internacional código para o país. Um exemplo é o “New York, NY, EUA”.
Data: a data de início do jogo, em forma AAAA.MM.DD. “?” são utilizados para os valores desconhecidos.
Redondo: a rodada jogando ordinal do jogo dentro do evento.
Branco: o jogador das peças brancas, em “último nome primeiro nome,” formato.
Preto: o jogador das peças pretas, mesmo formato Branca.
Resultado: o resultado do jogo. Isso só pode ter quatro valores possíveis: “1-0″ (White won), “0-1″ (Black won), “1/2-1/2″ (Draw), ou “*” (outro, por exemplo, o jogo está em andamento).
A norma permite a suplementação na forma de outros opcionais pares, tag. Os pares de tags mais comuns incluem:
Anotador: A pessoa que presta as notas para o jogo.
PlyCount: String valor que denota o número total de meia-movimentos jogados.
TimeControl: “40/7200: 3600″ (movimentos por segundo: segundos morte súbita)
Horário: Hora de começar o jogo, em “HH: MM: SS” formato, no tempo do relógio local.
Rescisão: Dá mais detalhes sobre o término do jogo. Pode ser “abandonado”, “julgamento” (resultado determinado por terceiros julgamento), “morte”, “emergência”, “normal”, “governa infração”, “time perde”, ou “não terminada”.
Modo: “OTB” (over-the-board) “ICS” (Servidor de Internet Chess)
FEN: A posição inicial do tabuleiro de xadrez, em Forsyth-Edwards Notation. Isto é usado para gravar jogos parciais (a partir de uma posição inicial). É também necessário que as variantes de xadrez como Fischer xadrez aleatória, onde a posição inicial não é sempre o mesmo que o xadrez tradicional. Se uma tag FEN, é utilizado um par separado tag “setup” também deve aparecer e ter seu valor definido como “1″.
Notação tabuleiro de xadrez
O movetext descreve os movimentos reais do jogo. Isto inclui indicadores de movimentação de números (números seguidos de um ou três períodos: um, se o próximo movimento é movimento White, três se o próximo movimento é movimento Black) e movetext notação padrão Algébrica (SAN).
Para a maioria dos movimentos da SAN consiste na abreviação carta para a peça, um “x” se existe uma captura, eo nome de dois caracteres algébrica do quadrado final da peça movida. As abreviações são “K” (rei), “Q” (Queen), “R” (torre), “B” (bispo), e “N” (cavaleiro). O peão é dada uma abreviatura vazio em SAN movetext, mas em outros contextos a abreviatura “P” é usado. O nome algébrica de qualquer quadrado é como por notação de xadrez habitual Algébrica; do ponto de vista branco, a praça mais à esquerda mais próximo de branco é a1, a praça mais à direita mais próxima do branco é h1, e da praça (da perspectiva branco) mais à direita mais próxima para o lado negro é h8.
Em alguns casos, uma representação mais detalhada é necessário para resolver a ambigüidade, se assim for, a letra pedaço de arquivo, classificação numérica, ou o quadrado exato é inserido após o nome da peça em movimento (em que ordem de preferência). Assim, “Nge2″ especifica que o cavaleiro originalmente nos movimentos g de arquivo para e2.
SAN roque pequeno é indicado pela seqüência de “OO”; roque grande é indicado pela seqüência “OOO” (note que estes são letra “O” s, não número “0″ s). Promoções de penhor são notados anexando um “=” para a casa de destino, seguido pela peça o peão é promovido. Por exemplo: “e8 = Q”. Se o movimento é um movimento de verificação, o sinal de mais “+” também é acrescentado, se o movimento é um movimento xeque, o número assinar “#” é anexado em seu lugar. Por exemplo: “e8 = Q #”.
Um anotador que deseja sugerir movimentos alternativos aos realmente jogou no jogo pode inserir variações entre parênteses. Ele também pode comentar sobre o jogo, inserindo Glifos anotação numéricas (NAGs) na movetext. Cada NAG reflete uma impressão subjetiva do movimento anterior ao NAG ou da posição resultante.
Se o resultado do jogo é algo diferente de “*”, o resultado é repetido no final da movetext.
Comentários
Comentários são inseridos por qualquer uma “,” (um comentário que continua até o fim da linha) ou um “{” (que continua até que um correspondente “}”). Os comentários não fazer ninho.
Exemplo
Aqui é um jogo de amostra em formato PGN:
[Evento "jogo de volta F / S"]
[Site "de Belgrado, Sérvia Iugoslávia | JUG"]
[Data "1992/11/04"]
[Ronda "29"]
[White "Fischer, Robert J."]
[Preto "Spassky, Boris V."]
[Resultado "1/2-1/2"]
1. e4 e5 2. Nf3 Cc6 3. Bb5 {Esta abertura é chamado Ruy Lopez.} 3 … a6
4. Ba4 Cf6 5. O-O Be7 6. Re1 b5 7. Bb3 d6 8. c3 O-O 9. h3 Nb8 10. d4 Nbd7
11. c4 c6 12. cxb5 axb5 13. Nc3 Bb7 14. Bg5 b4 15. NB1 h6 16. BH4 c5 17. dxe5
Nxe4 18. Bxe7 Qxe7 19. exd6 Qf6 20. Nbd2 Nxd6 21. NC4 Nxc4 22. Bxc4 Nb6
23. NE5 Rae8 24. Bxf7 + Rxf7 25. Nxf7 Rxe1 + 26. Qxe1 Kxf7 27. QE3 Qg5 28. Qxg5
hxg5 29. b3 Ke6 30. a3 Kd6 31. axb4 cxb4 32. RA5 ND5 33. f3 BC8 34. KF2 BF5
35. RA7 g6 36. RA6 + Kc5 37. Ke1 NF4 38. g3 Nxh3 39. KD2 KB5 40. RD6 Kc5 41. RA6
NF2 42. g4 BD3 43. Re6 1/2-1/2
variantes de xadrez Manuseio
Muitas variantes de xadrez podem ser gravados utilizando PGN, desde que os nomes das peças pode ser limitada a um personagem, geralmente uma letra e não um número. Eles são normalmente identificados por uma marca chamada “Variante”, dando o nome das regras. A “variação” termo deve ser evitado, uma vez que se refere ao nome de uma variação de abertura. Note-se que os programas de xadrez tradicional só pode lidar com, no máximo, algumas variantes. Forsyth-Edwards Notation (FEN) é utilizado para gravar a posição de partida para as variantes (por exemplo, Chess960) que têm posições iniciais diferentes da posição inicial xadrez ortodoxo.
Plycount é um termo de xadrez para o número total de jogadas num jogo, contando movimento de cada jogador como um. É uma parte opcional da descrição PGN padrão de um jogo de xadrez.
fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Portable_Game_Notation
PGN foi criado por volta de 1993, por Steven J. Edwards, e foi popularizada através do rec.games.chess newsgroup
PGN está estruturado “para facilitar a leitura ea escrita por usuários humanos e fácil para análise e geração de programas de computador.” O xadrez move-se são dados em notação algébrica de xadrez. A extensão do arquivo é de costume “. Pgn”.
Há dois formatos na especificação do PGN, a “importação” de formato e a “exportação” de formato. O formato de importação descreve dados que podem ter sido preparados com a mão, e é intencionalmente lax; um programa que pode ler dados PGN deve ser capaz de lidar com o formato de importação pouco frouxa. O formato de exportação é bastante rigorosa e descreve os dados elaborados sob controle do programa, semelhante a um programa de fonte muito impresso reformatado por um compilador. As representações de exportação de formato gerados por programas diferentes no mesmo computador deve ser exatamente equivalente, byte por byte.
Código PGN começa com um conjunto de pares de “tag” (um nome de marca e o seu valor), seguido pelo “movetext” (movimentos de xadrez com comentário opcional).
Pares de tags começar com um suporte inicial esquerda “[", seguido do nome da marca em texto simples (ASCII). O valor da marca é delimitada entre aspas, ea tag é então terminado com um colchete direito de fechamento "]“. Não existem códigos de controle especiais envolvendo caracteres de escape, ou retornos de carro e alimentações de linha para separar os campos e espaços supérfluos incorporados (ou caracteres SPC) geralmente são ignorados durante a análise.
Dados para o armazenamento de arquivo PGN é necessária para proporcionar sete campos enquadradas, referidos como “etiquetas” e juntos conhecidos como o STR (Seven Roster Tag). Em formato de exportação, os pares de tags STR deve aparecer antes de quaisquer outros pares de tags que podem aparecer, e por esta ordem:
Evento: o nome do torneio ou evento partida.
Site: o local do evento. Isto está em “, Região Cidade PAÍS” formato, onde país é o de três letras Comitê Olímpico Internacional código para o país. Um exemplo é o “New York, NY, EUA”.
Data: a data de início do jogo, em forma AAAA.MM.DD. “?” são utilizados para os valores desconhecidos.
Redondo: a rodada jogando ordinal do jogo dentro do evento.
Branco: o jogador das peças brancas, em “último nome primeiro nome,” formato.
Preto: o jogador das peças pretas, mesmo formato Branca.
Resultado: o resultado do jogo. Isso só pode ter quatro valores possíveis: “1-0″ (White won), “0-1″ (Black won), “1/2-1/2″ (Draw), ou “*” (outro, por exemplo, o jogo está em andamento).
A norma permite a suplementação na forma de outros opcionais pares, tag. Os pares de tags mais comuns incluem:
Anotador: A pessoa que presta as notas para o jogo.
PlyCount: String valor que denota o número total de meia-movimentos jogados.
TimeControl: “40/7200: 3600″ (movimentos por segundo: segundos morte súbita)
Horário: Hora de começar o jogo, em “HH: MM: SS” formato, no tempo do relógio local.
Rescisão: Dá mais detalhes sobre o término do jogo. Pode ser “abandonado”, “julgamento” (resultado determinado por terceiros julgamento), “morte”, “emergência”, “normal”, “governa infração”, “time perde”, ou “não terminada”.
Modo: “OTB” (over-the-board) “ICS” (Servidor de Internet Chess)
FEN: A posição inicial do tabuleiro de xadrez, em Forsyth-Edwards Notation. Isto é usado para gravar jogos parciais (a partir de uma posição inicial). É também necessário que as variantes de xadrez como Fischer xadrez aleatória, onde a posição inicial não é sempre o mesmo que o xadrez tradicional. Se uma tag FEN, é utilizado um par separado tag “setup” também deve aparecer e ter seu valor definido como “1″.
Notação tabuleiro de xadrez
O movetext descreve os movimentos reais do jogo. Isto inclui indicadores de movimentação de números (números seguidos de um ou três períodos: um, se o próximo movimento é movimento White, três se o próximo movimento é movimento Black) e movetext notação padrão Algébrica (SAN).
Para a maioria dos movimentos da SAN consiste na abreviação carta para a peça, um “x” se existe uma captura, eo nome de dois caracteres algébrica do quadrado final da peça movida. As abreviações são “K” (rei), “Q” (Queen), “R” (torre), “B” (bispo), e “N” (cavaleiro). O peão é dada uma abreviatura vazio em SAN movetext, mas em outros contextos a abreviatura “P” é usado. O nome algébrica de qualquer quadrado é como por notação de xadrez habitual Algébrica; do ponto de vista branco, a praça mais à esquerda mais próximo de branco é a1, a praça mais à direita mais próxima do branco é h1, e da praça (da perspectiva branco) mais à direita mais próxima para o lado negro é h8.
Em alguns casos, uma representação mais detalhada é necessário para resolver a ambigüidade, se assim for, a letra pedaço de arquivo, classificação numérica, ou o quadrado exato é inserido após o nome da peça em movimento (em que ordem de preferência). Assim, “Nge2″ especifica que o cavaleiro originalmente nos movimentos g de arquivo para e2.
SAN roque pequeno é indicado pela seqüência de “OO”; roque grande é indicado pela seqüência “OOO” (note que estes são letra “O” s, não número “0″ s). Promoções de penhor são notados anexando um “=” para a casa de destino, seguido pela peça o peão é promovido. Por exemplo: “e8 = Q”. Se o movimento é um movimento de verificação, o sinal de mais “+” também é acrescentado, se o movimento é um movimento xeque, o número assinar “#” é anexado em seu lugar. Por exemplo: “e8 = Q #”.
Um anotador que deseja sugerir movimentos alternativos aos realmente jogou no jogo pode inserir variações entre parênteses. Ele também pode comentar sobre o jogo, inserindo Glifos anotação numéricas (NAGs) na movetext. Cada NAG reflete uma impressão subjetiva do movimento anterior ao NAG ou da posição resultante.
Se o resultado do jogo é algo diferente de “*”, o resultado é repetido no final da movetext.
Comentários
Comentários são inseridos por qualquer uma “,” (um comentário que continua até o fim da linha) ou um “{” (que continua até que um correspondente “}”). Os comentários não fazer ninho.
Exemplo
Aqui é um jogo de amostra em formato PGN:
[Evento "jogo de volta F / S"]
[Site "de Belgrado, Sérvia Iugoslávia | JUG"]
[Data "1992/11/04"]
[Ronda "29"]
[White "Fischer, Robert J."]
[Preto "Spassky, Boris V."]
[Resultado "1/2-1/2"]
1. e4 e5 2. Nf3 Cc6 3. Bb5 {Esta abertura é chamado Ruy Lopez.} 3 … a6
4. Ba4 Cf6 5. O-O Be7 6. Re1 b5 7. Bb3 d6 8. c3 O-O 9. h3 Nb8 10. d4 Nbd7
11. c4 c6 12. cxb5 axb5 13. Nc3 Bb7 14. Bg5 b4 15. NB1 h6 16. BH4 c5 17. dxe5
Nxe4 18. Bxe7 Qxe7 19. exd6 Qf6 20. Nbd2 Nxd6 21. NC4 Nxc4 22. Bxc4 Nb6
23. NE5 Rae8 24. Bxf7 + Rxf7 25. Nxf7 Rxe1 + 26. Qxe1 Kxf7 27. QE3 Qg5 28. Qxg5
hxg5 29. b3 Ke6 30. a3 Kd6 31. axb4 cxb4 32. RA5 ND5 33. f3 BC8 34. KF2 BF5
35. RA7 g6 36. RA6 + Kc5 37. Ke1 NF4 38. g3 Nxh3 39. KD2 KB5 40. RD6 Kc5 41. RA6
NF2 42. g4 BD3 43. Re6 1/2-1/2
variantes de xadrez Manuseio
Muitas variantes de xadrez podem ser gravados utilizando PGN, desde que os nomes das peças pode ser limitada a um personagem, geralmente uma letra e não um número. Eles são normalmente identificados por uma marca chamada “Variante”, dando o nome das regras. A “variação” termo deve ser evitado, uma vez que se refere ao nome de uma variação de abertura. Note-se que os programas de xadrez tradicional só pode lidar com, no máximo, algumas variantes. Forsyth-Edwards Notation (FEN) é utilizado para gravar a posição de partida para as variantes (por exemplo, Chess960) que têm posições iniciais diferentes da posição inicial xadrez ortodoxo.
Plycount é um termo de xadrez para o número total de jogadas num jogo, contando movimento de cada jogador como um. É uma parte opcional da descrição PGN padrão de um jogo de xadrez.
fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Portable_Game_Notation
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