Blender
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Blender | |
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Captura de tela do Blender 2.70 | |
Desenvolvedor | Blender Foundation |
Plataforma | x86 e x86-64 |
Lançamento | 1998 |
Versão estável | 2.71 (26 de junho de 20141 ) |
Idioma(s) | 25 idiomas |
Escrito em | C, C++ e Python |
Sistema operacional | Multiplataforma (veja abaixo) |
Gênero(s) | |
Licença | Dupla: BL / GNU GPL2 |
Estado do desenvolvimento | Ativo |
Tamanho | |
Página oficial | www.blender.org |
O programa é multiplataforma, estando portanto disponível para diversos sistemas operacionais. O Blender implementa ferramentas similares às de outros programas proprietários, que incluem avançadas ferramentas de simulação, tais como: dinâmica de corpo rígido, dinâmica de corpo macio e dinâmica de fluidos, ferramentas de modelagem baseadas em modificadores, ferramentas de animação de personagens, um sistema de composição baseado em “nós” de texturas, cenas e imagens, e um editor de imagem e vídeo, com suporte a pós-produção. Inclui suporte a Python como linguagem de script, que pode ser usada tanto no Blender, quanto em seu motor de jogo. Atualmente, suporta 25 idiomas, incluindo o português brasileiro.4
Índice
História
Originalmente, o Blender foi desenvolvido como uma aplicação in-house pelo estúdio holandês de animação NeoGeo Studio, co-fundado por Ton Roosendaal em 1988. Em 1998, Ton Roosendaal fundou uma nova companhia chamada Not a Number (NaN) para desenvolver e distribuir o programa, fornecendo produtos e serviços comerciais relacionados ao Blender. Em 2002, a NaN faliu devido a pouca quantidade de vendas e a problemas financeiros. No mesmo ano, Ton fundou a Blender Foundation e em julho desse ano, iniciou-se uma campanha chamada “Free Blender”, para arrecadar €100.000 para os investidores do Blender concordarem em liberar o programa como código aberto. A campanha arrecadou os €100.000 em apenas sete semanas. Em 13 de outubro de 2002, o Blender foi lançado sob uma licença dupla, a GNU General Public License (GPL)6 e a Blender License (BL).2Atualmente, o Blender é desenvolvido pela Blender Foundation, sendo suportado por doações da comunidade, e vendas de materiais relativos ao Blender, no e-Shop.7 O Blender foi escrito inicialmente em C, e atualmente está escrito em C, C++ e, algumas partes, principalmente scripts embutidos, em Python.8
Em julho de 2009, Ton recebeu um Doutorado Honorário em Tecnologia pela Universidade Metropolitana de Leeds, por sua contribuição a tecnologia criativa.6 O Blender já recebeu reconhecimento da mídia, incluindo revistas, sites e universidades.9
Blender Institute
Ver artigo principal: Blender Institute
A Blender Foundation inaugurou sua subsidiária em 2007, o Blender Institute, com escritório e estúdio independentes.10 Nele foram criadas as animações Big Buck Bunny e Sintel, e o jogo Yo Frankie!; todos os trabalhos gráficos futuros serão criados nele.11Plataformas
O Blender é multiplataforma, e portanto, está disponível para diversos sistemas operacionais. Oficialmente, ele é distribuído em versões de 32 e 64 bits, para os sistemas Microsoft Windows (XP, Vista e 7), Linux, Mac OS X (x86 e x86-64) e FreeBSD.12 Entretanto, há versões antigas para Mac OS X PowerPC, Solaris (SPARC), IRIX, BeOS, Darwin e iPAQ.Mapa de versões
Segue abaixo, um mapa de versões importantes:- Versão 1.00 - Esta foi a primeira versão do Blender, e estava disponível apenas para o sistema operacional IRIX
- Versão 2.04 - Esta foi a última versão para sistemas operacionais para iPAQ
- Versão 2.11 - Esta foi a última versão para o sistema operacional BeOS
- Versão 2.25 - Esta foi a última versão comercial/proprietária, conhecida como Blender Publisher
- Versão 2.33 - Esta foi a última versão para o sistema operacional Darwin
- Versão 2.37a - Esta tinha sido a última versão para o sistema operacional IRIX, até ser lançada novamente
- Versão 2.43 - Esta foi a primeira versão do Blender com suporte a modelagem Sculpt, semelhante ao ZBrush
- Versão 2.44 - Lançada em 13 de maio de 2007, foi a primeira versão do Blender com suporte a 64 bits. Foi também a primeira versão com suporte a SSS (Subsurface Scattering)
- Versão 2.45 - Lançada em 21 de setembro de 2007, retornou o desenvolvimento de versões para o sistema IRIX
- Versão 2.50 - Lançada em 25 de novembro de 2009, trouxe uma interface de usuário redesenhada
- Versão 2.63 - Lançada em 27 de abril de 2012, trouxe um novo sistema de geometria, suportando polígonos com mais de 4 vértices13
- Versão 2.71 - Lançada em 26 de junho de 2014, é atualmente a última versão estável lançada1
Modelagem
O Blender pode ser utilizado em qualquer área que seja necessária a geração de modelos tridimensionais, geração de imagens renderizadas, animação e jogos,4 como aplicações em arquitetura,14 design industrial, engenharia, animação, produção de vídeo, e desenvolvimento de jogos, graças ao seu motor de jogo embutido. Esta característica pode ser ampliada e agilizada com o uso de scripts em Python. Como modelador, foi recomendado pela Peugeot, para ser usado em seus concursos de design de carros, o Peugeot Design Contest.15O Blender possui também uma ferramenta chamada Sculpt, que possibilita trabalhar com modelos como se estivesse os esculpindo, de forma semelhante ao modelador ZBrush.4
Motor de jogo
Ver artigo principal: Blender Game Engine
Blender Game Engine, também conhecido como BGE, Game Blender ou Ketsji,16 é o motor de jogo do Blender. O Blender Game Engine usa OpenGL para os gráficos, OpenAL para som 3D, Bullet para física e detecção de colisão, e Python para scripts. Existe um plugin, chamado Echo Plugin,17 que permite integração dos gráficos do OGRE
com o Blender Game Engine. O uso do motor de jogo do Blender pode
servir para diversas coisas, desde criação de jogos, apresentações,
realidades virtuais, planejamento arquitetônico, a auxílio em animação
(usando a física para dar movimentos mais reais aos objetos).14Scripts
O Blender utiliza o Python para a criação de scripts para automatizar e ampliar o poder do Blender e de seu motor de jogo.4 Desses scripts, pode-se citar (estes scripts não são incluídos no pacote padrão):Script | Última versão | Tipo | Descrição |
---|---|---|---|
Import KMZ/KML | 0.1.9k (11 de setembro de 2007) | Importação | Importa arquivos do Google Earth 3 (.kml, .kmz). |
Blending KML | 0.16 (12 de junho de 2004) | Exportação | Exporta arquivos para o formato do Google Earth (.kml). |
3DNP: 3D-No Plugins | 1.2c (novembro de 2011) | Exportação | Renderiza uma animação no Blender para uma sequência de imagens, e possibilita simular um objeto 3D com interatividade no navegador, através de um JavaScript que é incluso, sem a necessidade da instalação de plugins. Foi testado nos navegadores: Mozilla Firefox, Internet Explorer 6, Safari, Opera e Konqueror. |
extract-blend.py | 17 de junho de 2013 | Extração | Extrai um arquivo .blend de dentro de um executável do Windows. |
Blender2OGRE | ? | Exportação | Exporta malhas e esqueletos do Blender para o OGRE (.mesh.xml, .skeleton.xml). |
NeverBlender | ? | Exportação/Importação | Importa e exporta objetos da ferramenta Aurora Toolset, do jogo Neverwinter Nights, possibilitando criar conteúdos personalizados para o jogo. |
Formatos suportados
O Blender consegue ler e escrever muitos formatos de arquivos, sendo eles renderizáveis, ou modelos tridimensionais. O formato padrão do Blender é o Blender .blend File (.blend).4Formatos bidimensionais
Os seguintes formatos renderizáveis (2D e 3D) são suportados:4- Imagens
- Windows Bitmap (.bmp)
- DirectDraw Surface (.dds)
- Iris (.rgb)
- Portable Network Graphics (.png)
- JPEG (.jpg)
- JPEG 2000 (.jp2)
- Truevision TGA (.tga)
- Cineon (.cin)
- DPX (.dpx)
- MultiLayer e OpenEXR (.exr)
- HDRI (.hdr)
- Tagged Image File Format (.tiff)
- Vídeos
Formatos tridimensionais
O Blender, por ser um modelador 3D, suporta formatos de modelos tridimensionais, tanto para importação (abre modelos para edição), quanto para exportação (salva modelos para serem abertos por outros modeladores). Através de scripts, é possível exportar para/importar de outros formatos que ainda não são suportados oficialmente. Além do formato padrão, os seguintes formatos de modelos tridimensionais também são suportados:4- 3ds Max file (.3ds)
- AC3D (.ac)
- Autodesk Drawing eXchange Format (.dxf)
- Autodesk FBX (.fbx)nota 1
- Autodesk Softimage (.xsi)nota 1
- Cal3D (.cfg, .xaf, .xmf, .xrf, .xsf)
- COLLADA 1.3.1 e 1.4 (.dae)
- DEC Object File Format (.off)
- DirectX (.x)
- LightWave (.lwo)
- LightWave Motion (.mot)nota 1
- Mobile 3D Graphics API (.m3g, .java)nota 1
- MD2 (.md2)
- MDD (.mdd)
- MilkShape 3D (.ms3d, .txt)nota 2
- Motion Capture (.bvh)nota 2
- OpenFlight (.flt)
- OpenInventor (.iv)nota 1
- Paths (de 2D para 3D, em forma de linha) (.svg, .ps, .eps, .ai, .gimp)nota 2
- Pro Engineer (.slp)nota 2
- Quake 3 (.map)
- Radiosity (.radio)
- Raw Image File (.raw)
- Stanford PLY (.ply)
- STL (.stl)
- TrueSpace (.cob)
- VideoScape (.stl)
- VRML 1.0 e VRML97 (ou VRML 2.0) (.wrl)
- Wavefront OBJ (.obj)
- X3D Extensible 3D (.x3d)
- xfig export (.fig)nota 1
- Notas
- Não pode importar.
- Não pode exportar.
Referências técnicas
O Blender pode ser baixado12 na página oficial do projeto, sendo que ainda há as mais diversas páginas sobre o programa,18 com tutoriais, técnicas de uso, dicas e truques. Seu site possui uma galeria,19 com criações de usuários,20 sejam elas livres ou não. O programa é mantido por doações.21 O Blender possui seu próprio renderizador embutido, porém há vários renderizadores que são compatíveis com o Blender e, podem substituir/auxiliar o renderizador padrão. Dentre eles, o YafaRay, LuxRender e Aqsis, que são recomendados pela Blender Foundation,22 e Indigo e Kerkythea, são os renderizadores, compatíveis com o Blender, mais populares.Licença de uso
A Blender Foundation garante23 que o Blender/Blender Game Engine pode ser usado comercialmente. Porém, há uma restrição especial aplicável ao Blender Game Engine: o .blend File não deve ser embutido dentro do player.24 Uma forma de contornar isso é carregar o .blend externamente.25O .blend File pode conter, em seu interior, scripts Python que usem a Blender Python API, sem que o .blend File ou o script tenham que ser licenciados sob a GNU GPL. Os .blends Files, animações e renderizações, modelos, arquivos exportados e scripts, são unicamente propriedade de seu(s) criador(es), e podem ser licenciados sob qualquer licença que o proprietário desejar, mesmo usando a Blender Python API.26
A Blender Python API é um conjunto de módulos Python, que servem de interface para as funções do Blender, que vem inclusos com o Blender, e que necessitam ser importados, utilizando os comandos
from
, import
e as
, para serem utilizados.27Projetos usando o Blender
Já existem muitos profissionais usando o Blender,28 como também alguns projetos profissionais, inclusive animações comerciais, criados usando inteira ou parcialmente o Blender. O primeiro grande projeto profissional em que o Blender foi usado, foi o filme Homem-Aranha 2, onde foi usado primeiramente para criar animações e pré-visualizações para o esboço das cenas. O Blender já foi usado para criar comerciais em várias partes do mundo como Sydney, Austrália29 e Brasil.30 31O Blender compete com programas comerciais como 3ds Max, CINEMA 4D, LightWave, Maya, Rhino3D, Autodesk Softimage e ZBrush. O Blender possui muitas das ferramentas que os competidores comerciais possuem, além de algumas que poucos ou nenhum competidor possui.32 33
Elephants Dream / Orange Project
Ver artigo principal: Elephants Dream
Elephants Dream, inicialmente intitulado de Orange Project,
é uma animação criada usando o Blender, entre outros programas livres,
com o objetivo de popularizar o uso de programas livres, e mostrar que
há bons programas livres para diversos propósitos. Em setembro de 2005,
alguns dos mais notáveis artistas do Blender e desenvolvedores começaram
a trabalhar no filme, usando primariamente programas livres, numa
iniciativa conhecida como Orange Open Movie Project. O resultado do filme, Elephants Dream, foi mostrado em 24 de março de 2006. Elephants Dream foi a primeira animação livre do mundo.34Plumíferos
Ver artigo principal: Plumíferos
Plumíferos é uma animação feita em computador argentina e, a primeira animação comercial à ser desenvolvida inteiramente em um software livre, o PlumiBlender,35 uma versão modificada do Blender.36 O filme ainda está em desenvolvimento, pelo Manos Digitales Animation Studio, mas alguns trailers já foram mostrados, na Blender Conference de 2005 e de 2006. O trailer oficial foi mostrado em 10 de março de 2007 no Mar del Plata Film Festival, na Argentina.Plumíferos conta a história de Juan e Feifi na busca pela liberdade. Seu personagem principal é um pardal que se chama Juan.
Big Buck Bunny / Projeto Peach
Ver artigo principal: Big Buck Bunny
Big Buck Bunny, inicialmente intitulado de Projeto Peach,
é a segunda animação criada pela Blender Foundation e a primeira a ser
criada no novo estúdio do Blender Institute. Diferente da primeira
animação da Blender Foundation, os criadores de Peach prometeram tornar a
mesma divertida, e não só como uma amostra das capacidades do Blender. O
filme foi produzido, suportado por doações e pré-vendas do DVD. Todo o filme, foi lançado sob a Creative Commons 3.0 Attribution License.37Yo Frankie! / Projeto Apricot
Ver artigo principal: Yo Frankie!
Yo Frankie!, inicialmente intitulado de Projeto Apricot,
é um jogo livre, criado com base no enredo da animação Big Buck Bunny.
Nele, o jogador controla Frankie, um esquilo. O jogo teve seus
personagens, cenários e lógica criados no Blender, e a renderização em
tempo-real foi feita no motor gráfico Crystal Space, usando um script automatizado, chamado blender2crystal, que exportava todo o conteúdo para o Crystal Space.38 39 Posteriormente, o jogo foi dividido em duas versões, uma executada totalmente no Blender, e outra no Crystal Space.40Sintel / Projeto Durian
Ver artigo principal: Sintel
Sintel, inicialmente intitulado de Projeto Durian, anunciado em 8 de maio de 2009, é a nova animação livre do Blender Institute, planejada para início de produção em 1 de setembro de 2009, e conclusão em agosto/setembro de 2010. Seu público-alvo planejado são os adolescentes, com o tema de fantasia épica e ação. Seu protagonista será uma heroína jovem, chamada Sintel.41 O trailer de Sintel foi publicado em 13 de maio de 2010 e, pode ser visto online no site oficial da animação.42 O filme foi lançado dia 27 de setembro de 2010, no Festival de Filmes da Holanda e, online dia 30 de setembro de 2010.43Um jogo feito por fãs para a animação, chamado “Sintel The Game”, está em produção e foi anunciado em 12 de maio de 2010, na BlenderArtists.org.44
Tears of Steel / Projeto Mango
Tears of Steel, inicialmente intitulado de Projeto Mango, anunciado em 1 de outubro de 2011, no site Blender Nation45 e no site oficial do projeto Mango46 , foi o primeiro projeto open movie do Blender a utilizar atores reais e feito utilizando a engine de renderização Cycles, presente desde a versão 2.61 do programa. As filmagens se iniciaram no dia 7 de Maio de 2012, e o filme foi lançado no dia 26 de Setembro de 201247 . O filme trata de um futuro alternativo em Amsterdã, onde um grupo de cientistas tentam reviver um evento fundamental no passado para evitar que o mundo seja destruído por robôs. Não há muita informação, assim como nos outros projetos do Blender, sobre o cenário do filme e sobre o Universo em que vivem as personagens, e portanto, muito do filme depende da interpretação do espectador. No dia 15 de Maio de 2013 os criadores do filme liberaram todo o conteúdo utilizado no filme sob licença Creative Commons.48 O Filme também se destacou por ser o primeiro dos Open Movies a utilizar um sistema de Camera Tracking, no qual atores reais interagem com objetos virtuais, recurso este recentemente implementado no Blender 2.61 e aprimorado nas versões posteriores.Projeto Gooseberry
Projeto Gooseberry é o nome dado a mais nova animação aberta do Blender Institute, anunciado em 10 de Janeiro de 2011 pelo próprio criador do Blender, Ton Roosendaal em sua página no Twitter, onde ele disse: "Hora de revelar o codinome do próximo projeto: Gooseberry! Um filme curto feito pelo Instituto junto com estúdios espalhados pelo mundo. 2012-14?" 49 . Pouco se sabe sobre o projeto, além de que será feito em um período de outubro de 2013 até outubro de 2015, segundo os documentos do Blender Siggraph 2013, com cooperação de estúdios de Brasil, Argentina, Estados Unidos, França, Austrália, Indonésia, Espanha, Índia, entre outros.50fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blender