..::data e hora::..ama a teu o próximo como a ti mesmo e faça a ele somente o que gostaria que te fizessem.::.. 00:00:00

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segunda-feira, 15 de novembro de 2010

primeira habilitação...........

Se você vai tirar sua primeira carteira de habilitação (CNH), também conhecida como carteira de motorista, pode estar nervoso ou então esperançoso, sonhando em ver a hora de estar com ela em mãos para poder pegar o carro do pai, mãe, tia, vó… e sair poraí. Foi assim comigo.



Mas antes é preciso marcar os exames médico e psicotécnico, fazer aulas de legislação e ser aprovado nos testes teórico e prático veicular. Aí sim, você terá a tão sonhada!


Os sites abaixo desvandam todos os segredos dos testes psicotécnicos. São todos iguais, se um não funcionar, tem outro.



http://www.psicotecnicos.navig8.to/


http://www.psicotecnicosweb.co.cc/


http://www.psicotecnicos.cheat.to/


http://www.psicotecnicos.stuff.by/


http://www.psicotecnicos.8rf.com/


http://www.psicotecnicos.net.ms/


http://www.psicotecnicos.zor.org/


http://www.psicotecnicos.sx.am/


http://www.psicotecnicos.try.hu/


http://www.psicotecnicos.6x.to/



Não tem muito segredo, a prova teórica sobre legislação de trânsito terá questões (perguntas) de multipla escolha, com tudo aquilo que você viu durante as aulas. Primeiros socorros, leis, sinalização (placas)… Uma das dicas é estudar bem a apostila e entender tudo o que nela está.


http://www.tecnodataeducacional.com.br/tec_apostila1hab/tec_apostila1hab.html


A segunda dica é fazer simulados de provas do Detran, existem muitos deles online e para todos os estados: PR, RJ, SP, MG, RS, SC, MT, RO, BA… entre outros. Veja exemplos de sites com simulado de provas do Detran:


http://www.detran.rj.gov.br/_simulado/1aHabilitacao/index.asp
http://www.simulado.detran.pr.gov.br/detran-prova/simularProva.do?action=iniciarProcesso

http://www.multcarpo.com.br/simulado.htm

http://www.detran.ba.gov.br/simulado_novo/simulado_h.php
http://www.provadetran.com.br/






































Aprenda a pilotar MOTO........

CURSO DE PILOTAGEM
https://www2.yamaha-motor.com.br/
https://www.honda.com.br/motos/
http://kawasakibrasil.com.br/
https://suzukimotos.com.br/

POSTURA CORRETA

A má postura para o motociclista, além de desconforto e conseqüente queda no bom

desempenho, pode resultar problemas bastante sérios para a coluna e outras partes

do corpo. Assim, as seguintes regras devem ser observadas:

a) Olhos - não fixe o olhar em um único ponto, mas permaneça atento a todo o campo

visual.Dessa forma,você não será vítima de surpresas;

b) Ombros - os ombros devem estar soltos e relaxados, para melhor reação a

choques e solavancos inesperados;

c) Mãos - Segure com naturalidade a parte central das manoplas de comando,

com os pulsos levemente inclinados para baixo (aproximadamente 120º )

d) Cotovelos - Mantenha-os levemente dobrados, sem forçar.

e) Quadris - a posição com que se deve sentar, não deve provocar tensão nos ombros

ou nos braços. Se estiverem muito pra frente ou para trás, suas reações serão

prejudicialmente mais lentas

f) Joelhos - aperta os joelhos contra o tanque de combustível. Não procedendo assim,

será muito fácil perder o equilíbrio e o controle da moto.

g) Pés - mantenha sempre o salto do sapato apoiado firmemente sobre as pedaleiras

centrais, em posição paralela à moto (apontados para baixo e para frente).

Desse modo estarão sempre prontos para acionar o freio ou o câmbio a qualquer

momento.



OBSERVAÇÃO: PARA UMA PILOTAGEM COM TOTAL SEGURANÇA, DEVE-SE DAR

MUITA ATENÇÃO AOS OLHOS, POIS É COM A VISÃO QUE DESENCADEAMOS NOSSOS

REFLEXOS. MAS TODAS AS PARTES DEVEM SER IGUALMENTE CONSIDERADAS.

MONTE E DESMONTE TANTAS VEZES QUANTAS FOREM NECESSÁRIAS, PARA

ACERTAR A POSTURA DESCRITA.

MONTAR E DESMONTAR DA MOTO

Para montar e desmontar da moto é preciso coloca-la no cavalete central.

Para subir:

a) Coloque as mãos sobre as manoplas;

b) Certifique-se de haver segurança ao redor da moto;

c) Coloque o pé esquerdo sobre o pedal de apoio e, em seguida, suba;

d) Não esqueça de assumir a postura correta.

Para descer:

a) Como sempre, certifique-se da segurança ao seu redor;

b) Desmontar, colocando o pé direito do lado esquerdo da moto;

c) Procure não fazer movimento com as mãos e com os pés além do limite

traçado pelo diâmetro do guidão.

EQUILIBRAR A MOTO, EMPURRANDO-A

O nosso objetivo aqui é verificar se o tamanho da moto e a sua estatura se combinam.

Empurre a moto com o motor desligado. A velocidade para esta operação é de 4km/h.

Empurre-a em linha reta e faça o "slalon". Não esqueça da postura correta:

a) Quadril - deve estar de lado, encostado no assento da moto;

b) Mãos - devem estar corretamente posicionadas nas manoplas, devendo-se

também verificar o punho (120º);

c) Olhos - devem estar distribuindo atenção para maior área possível.

Empurre a moto pelo menos uns 10 metros, fazendo um "slalon"

(zig-zag) de 1,5 metro de largura.



APLICANDO O FREIO DIANTEIRO

Deve ser feito esse teste em linha reta, aplicando o freio da frente.

Na ida - aplicar o freio a mais ou menos cada 5 metros.

Na volta - aplicar o freio a mais ou menos cada 10 metros.

OBSERVAÇÃO: OS FREIOS NUNCA DEVEM TRAVAR AS RODAS, ABRUPTAMENTE.

USE SEMPRE A MANETE DO BREQUE SUAVEMENTE, COM UM EQUILÍBRIO TOTAL.


FAZENDO O "OITO"

Empurre a moto de modo a perfazer um "oito", aplicando o freio no ponto de cruzamento.

Inicialmente, empurre a moto sem inclina-la. Depois, incline-a (apoiando no quadril),

usando o freio dianteiro. Diminua, por fim, gradativamente o circulo do "oito".

CONDUZINDO A MOTO COM O MOTOR DESLIGADO

1) Na reta - aqui o objetivo é o de testar o equilíbrio do motociclista montado, com o motor

não ligado. Para realizar esta tarefa, peça o auxilio de um amigo, que deverá empurrar a moto.

Use o pé esquerdo para se apoiar no solo, aplicando com o outro pé o freio traseiro.

Verifique se está bem equilibrado e freie novamente. Após o que, empurrando com uma

velocidade maior, peça ao amigo que solte a moto e constate o equilíbrio;

2) Na rampa - desça a rampa aplicando o freio traseiro. Em seguida, o freio

traseiro e o dianteiro.

CONDUZINDO A MOTO

Como colocar a moto sobre o cavalete -

1º) coloque a moto alinhada e segure-a firmemente, até achar o ponto de equilíbrio;

2º) com a mão direita segure a alça do banco e, com a esquerda o guidão.

Apóie o pé direito na alavanca e pise com firmeza, colocando todo o peso

do corpo sobre a mesma, dando um pequeno impulso com a mão direita,

para cima e para trás ao mesmo tempo.

Como dar a partida no motor -

1º) verifique se o câmbio está em ponto morto;

2º) coloque o registro de combustível na posição ON;

3º) introduza, finalmente,a chave no interruptor de ignição e gire-a até a posição ON.

Partida com motor frio -

1º) puxe o botão ou a alavanca do afogador até uma posição que fique

completamente fechado;

2º) gire o acelerador aproximadamente 1/8 de volta;

3º) acione o pedal ou o botão de partida;

4º) imediatamente após o motor entrar em funcionamento,

coloque a alavanca do afogador na posição fechada.

OBSERVAÇÃO:

a) Pedal - acione o pedal de partida com um movimento rápido, seco e contínuo.

b) Botão - o botão deve ser acionado até que o motor entre em funcionamento.

IMPORTANTE: Nunca deixe o pedal de partida voltar rapidamente pois isso

coloca em sério risco de dano a catraca do motor.

Partida com o motor quente-Se o motor for posto em funcionamento ainda

quente, o procedimento deve ser o mesmo para quando está frio, entretanto,

dispensa-se o uso do afogador.

Observação-Posição das marchas - Quase todas motocicletas do mundo

possuem o câmbio com pedal, no lado esquerdo.

A moto parada, mas com o motor ligado -

1º) Coloque a moto no cavalete de apoio;

2º) monte-a;

3º) fique sentado mais a frente do banco, mas de maneira que a roda

traseira fique suspensa no ar;

4º) desacelere e acione o manete de embreagem;

5º) acione o pedal de mudança de marchas, colocando em 1ª marcha;

6º) solte lentamente a embreagem, aumentando ao mesmo tempo a rotação

do motor , abrindo o acelerador;

7º) veja a roda traseira como vai girar, girar; 8o ) desacelerar totalmente sempre

que mudar de uma marcha para outra ( acelerada ou reduzida).

Observação - Não efetue a troca de marchas sem acionar a embreagem e

cessar a aceleração, caso contrário você poderá danificar

gravemente o motor e a transmissão.

CONDUZINDO COM A 1a. . MARCHA

Esse item é destinado aos principiantes que encontrem alguma

dificuldade ao dar saída. Basta seguir essas regras:

a) Ligue o motor;

b) Engate a primeira marcha;

c) Coloque o pé direito sobre o estribo;

d) Acelere suavemente, soltando a embreagem na mesma proporção e

ao mesmo tempo, sempre olhando para frente;

e) Ande em linha reta, parando e seguindo, parando e seguindo, para tanto

valendo-se do freio traseiro;

f) Aumente a velocidade e pare a moto utilizando os freios dianteiros

e traseiros simultaneamente, sem deixar de observar o equilíbrio da moto;

g) Conduza a velocidade de 10km/h e freie as rodas dianteira e traseira;

h) Ao parar, apóie somente o pé esquerdo no chão.

Exercite até obter o domínio total.



CONDUZINDO A MOTO COM TODAS AS MARCHAS

a) Ligue a chave de ignição e dê a partida no motor;

b) Saia suavemente em primeira, até ir engatando as demais marchas.

Mantenha sempre a moto em linha reta e nunca ultrapasse,

nesse período de familiarização, dos 40km/h;

c) Faça as curvas inclinando suavemente o corpo, observando sempre que,

ao entrar numa curva, faça-o devagar e saia acelerando aos poucos;

diminua a velocidade antes de entrar na curva, utilizando os freios traseiros

e dianteiros, nunca utilize os freios ou a embreagem durante uma curva.

CURVAS DE BAIXA VELOCIDADE

Com o objetivo de verificar o equilíbrio do motociclista em velocidade

reduzida, ensinaremos a fazer o "oito":

a) Desenhe no chão o "oito" de 10m x 5m.;

b) Coloque dois cones ou outro material macio no centro de cada círculo do oito;

c) no começo, deve ser feito em 1ª marcha;

d) depois, faça em 2a. até obter domínio total

OBSERVAÇÃO: Faça a curva sem virar o guidão. Apenas incline o corpo

e a moto, que ela mesma fará a curva.

FAZENDO CURVAS

A primeira preocupação que se deve ter em mente, na realização de curvas, é relativa à

velocidade. Esta deve sempre ser o máximo reduzida possível, na faixa de 30 a 40 km/h.

È bom se fazer um reconhecimento anterior na curva, para se ter certeza da ausência de

perigos. Nunca entre a mais de 40 km/h, mas se você tiver que reduzir muito, faça antes

de ingressar nela. Não se esqueça de que nunca se deve frear durante uma curva, isto é,

dentro dela. O ideal é realizar essa operação numa velocidade constante, mas se,

porventura, tiver mesmo necessidade de reduzir a marcha, faça-o apenas desacelerando,

mais jamais brecando. Não use a embreagem e evite cambiar a marcha. Só acelere

quando a curva estiver praticamente concluída. Você também deve levar em consideração

o raio da curva, o tipo do solo (se oferece maior ou menor aderência), o estado de

conservação dos pneus e a habilidade de motociclista. Como já visto, uma curva depende

de duas forças principais, que irão determinar a trajetória do veículo: a força centrífuga e

a força da gravidade. A primeira é um

fator que tende a lançar a moto para fora da curva, aumentando o raio da mesma.

Assim quanto mais alta a velocidade, maior a força para fora da curva

(p.ex. a 25 km/h o raio de uma curva será de 25 metros; triplicando a velocidade

para 75 km/h, o raio da curva será nove vezes maior, ou seja, 225 metros).

Para compensar a ação da força centrifuga, existe uma contra-força, que é a

da gravidade( tende a diminuir o raio da curva ). Como nas curvas, a moto e o

motociclista estão inclinados para dentro da curva, a força da gravidade

(em virtude do peso da moto e do motociclista), atua do lado interno da curva,

ajudando a fecha-la.



IMPORTÂNCIA DO EQUILÍBRIO HOMEM-MÁQUINA NAS CURVAS

Dirigir uma moto em reta não apresenta nenhum problema, mesmo a quem está iniciando.

Para se fazer uma curva com segurança, é necessário estar a par de algumas regras

básicas, bem como ter bastante treino, para que os movimentos se tornem espontâneos,

praticamente instintivos. O ideal é realizar todas as operações básicas necessárias em

algum local onde o trânsito não seja muito intenso. Antes, porém, é necessário aprender

o princípio do equilíbrio.

FORÇA E EQUILÍBRIO

O modo de atuação das leis da física sobre a moto é muito peculiar,

principalmente se levarmos em conta que o seu equilíbrio está estabelecido a poucos

centímetros do chão.Não importa a perícia ou ousadia dos pilotos, a verdade é que essas

leis sempre atuarão. O bom piloto é aquele que as conhece, respeitando os seus próprios

limites. A que levamos em consideração maior, é a da gravidade, pois graças a ela que a

moto se mantém firme no chão, ainda que bastante inclinada numa curva.

Outra lei que deve ser também considerada é a da força centrífuga, que empurra a moto

para o lado contrário ao da inclinação. Para compensa-la, o motociclista deve inclinar-se

para o lado oposto. Como já sabemos, a postura do motorista numa curva altera bastante

a atuação dessas forças.

A rigor, inclinar o corpo para o lado interno na curva, em idêntico ângulo ao da inclinação

da moto, seria o procedimento natural, e o mais indicado em situações normais de trânsito,

também por ser mais confortável.

Como essas duas forças devem sempre estar em equilíbrio, quanto maior for a velocidade,

maior será a força centrífuga e, portanto, maior deve ser a inclinação da moto para

aumentar a força da gravidade e conservar a moto na trajetória pretendida.

Na inclinação, durante uma curva, desponta um outro problema a ser devidamente

apreciado: o da aderência. Existe um limite de aderência para cada tipo de solo e pneu.

Se a moto ultrapassar um certo ângulo de inclinação (chamado de limite de aderência),

haverá o risco de uma derrapagem, o que é dificílimo de corrigir ou controlar.

Mesmo pilotos experientes devem conhecer muito bem a que pilotam e, antes de entrar

numa curva perigosa, devem poder prever o comportamento da máquina no seu percurso.

É muito importante "sentir" quando a moto está próxima do seu limite de aderência,

para evitar que a mesma se "decole" na pista.

Nunca procure superar os limites de sua experiência ou os impostos pela própria natureza.

Agindo com cautela, dificilmente um motociclista terá a desagradável sensação de ver sua

moto saindo sozinha numa curva, ou dele descobrir as condições do solo muito de perto,

com a sua própria cara.



CONDUZINDO A MOTO EM DIFERENTES PERCURSOS

Agora que você já conhece todos os detalhes para se fazer uma curva com perfeição

e segurança, exercite o seu equilíbrio fazendo o "slalon"(zig-zag) e tábua de equilíbrio.

Em local deserto, coloque uma demarcação a cada 4 metros, numa distância de

40 metros. A seguir, pratique os exercícios:

1) "slalon" - postura correta: firmeza dos joelhos contra o tanque, mude o centro de

gravidade para a direita e para a esquerda, sendo os joelhos o centro dos movimentos.

Faça o "slalon" em 1a. ou 2a. marcha, olhando sempre para o ponto em que pretende

virar a moto. Com este exercício você conseguirá maior segurança e domínio da

máquina, mesmo nas situações mais críticas de tráfego.

2) Tabua de equilíbrio - este exercício procura verificar a sua capacidade de equilíbrio

a uma velocidade reduzida. Utilize os joelhos e o quadril, olhe pra frente e mantenha

uma aceleração constante.

OBS: QUANTO MAIS TEMPO LEVAR, MELHOR SERÁ O SEU EQUILÍBRIO.

FRENAGEM

É essencial o domínio da técnica de frenagem, porque embora pareça simples, não o é.

Para realiza-la melhor, como sempre, você deve estar com uma postura correta.

Se você pretende treinar, o que é aconselhável, escolha novamente um lugar de

pouco movimento. Faça marcas no chão, a partir das quais deve iniciar a frenagem.

Quanto melhor você estiver nisso, em menos espaço fará a brecada.

O freio motor é simples: mudando para uma velocidade inferior, volte o acelerador.

Isso fará a compressão do motor agir como freio. Mas não acione a embreagem,

pois isto anulará a ação frenatória do motor, deixando a moto livre perigosamente.

FREIO DIANTEIRO

É muito importante, voltamos a repetir, que ambos os freios (dianteiro ou traseiro)

devem ser acionados simultaneamente. O freio dianteiro, localizado na mão direita,

tem maior potência de frenagem. Ao aciona-lo, a inércia age pesadamente sobre a

roda da frente, produzindo uma maior aderência desta ao terreno.

FREIO TRASEIRO

Este, localizado no pé direito, tem potência menor. Deve-se ter muita cautela ao

usa-lo, pois a pressão violenta poderá bloquear a roda



DINÂMICA DE UM HIGHSIDE

Um highside inicia quando você usa muita pressão no freio traseiro, a ponto de

travar sua roda traseira. Se você está numa curva, isto inicia um deslizamento da traseira,

para o lado de fora da curva. É que a tração traseira diminuiu (em vez de rodar, o pneu está

derrapando - perdendo 20% da tração de rodagem) e esse pneu começou a se deslocar mais

rápido que o dianteiro. (A força centrífuga, entre outras, está aumentando).

A resposta automática, e correta, seria virar a roda da frente em direção ao deslize, ou seja,

para fora da curva. (na verdade, a roda dianteira faz isto por si mesma - o piloto só tem que

permitir que isto aconteça) Mas agora você pode fazer um erro que pode lhe custar sua vida

- pode soltar o freio traseiro.

Vamos supor que o piloto está fazendo uma curva suave. A moto está movendo-se no sentido

apontado pelo pneu dianteiro neste instante. Note que o pneu traseiro está sempre 'arrastando'

um pouco enquanto tenta ficar no mesmo sentido apontado pelo pneu dianteiro.

Agora neste instante o freio traseiro trava, e a roda traseira perde uma quantidade significativa

de sua tração (cerca de 20%). Ela começa a desgarrar para fora da curva. O piloto permite

agora que a roda dianteira gire no sentido do deslize. O curso da moto mudou assim.

Enquanto isso, a extremidade traseira continua a deslizar e está movendo-se ainda mais

rapidamente do que a dianteira neste instante. A moto está tentando 'deitar'

(porque com a roda traseira não mais girando, você perdeu seu efeito giroscópico,

e assim, 80% da estabilidade da moto) e vai realmente deitar se nada for feito.

Mas o piloto, percebendo que a traseira está deslizando completamente fora de controle,

decide liberar a pressão no freio traseiro para tentar normalizar a situação.

Quando ele faz isso, o pneu traseiro, que está sendo arrastado para a frente e para o lado,

pode de repente começar a girar outra vez. Isto permite que se mova para frente, muito mais

facilmente do que há um momento atrás, e repentinamente ganha tração. (note, ele perdeu

somente uns 20% de sua tração quando começou a derrapar, e está recuperando esses 20%

de tração neste momento) Já que a moto não está simplesmente arrastando o pneu traseiro

para a frente com ela (porque o pneu está girando agora), a moto começa a mover-se mais

rapidamente no sentido apontado pelo pneu dianteiro. Ao mesmo tempo, porque a tração

traseira foi recuperada, o movimento deslizante da extremidade traseira da moto cessa

abruptamente. E que acontece em seguida é o highside!

Se o movimento deslizante da traseira parou abruptamente, porque a roda traseira bateu no

meio fio, ou porque o pneu recuperou a tração, o resultado é o mesmo: força centrífuga,

juntamente com inércia, tenta manter a moto na última direção de movimento. Já que a roda

traseira parou o deslizamento, uma força de torque é gerada. O resultado é que a moto é

torcida violentamente, no sentido do deslize. A roda dianteira ajuda esta ação de torção,

porque o seu eixo está alinhado ao deslize. A moto gira facilmente usando esse eixo.

Naturalmente, o piloto será jogado no mesmo sentido em que a moto é torcida.

O erro foi liberar a pressão no freio traseiro. Dito de maneira diferente, se você estiver

em uma situação onde a roda traseira esteja deslizando para fora, apesar de ter girado

a dianteira no sentido do deslize, o curso de ação mais seguro é pilotar a moto para o chão,

ou seja, fazer um lowside. (isto é, não libere a pressão no freio traseiro)

Deixe-me também avisar que há mais uma coisa que poderia ter sido feita, para evitar o

highside descrito aqui: sempre endireitar a moto antes de usar agressivamente os freios,

quando em uma curva! A melhor decisão que o piloto pode fazer é NÃO LIBERAR o freio

traseiro se ele travar, para tentar evitar que um highside ocorra. Abruptamente liberar o freio

dianteiro, quando a roda traseira trava e derrapa, pode causar um highside, porque aumentará

o peso da roda traseira e, conseqüentemente, a tração. Mesmo assim, a única maneira possível

de escapar desta situação, é fazer com que a dianteira da moto ande mais rápido do que a parte

traseira, no sentido do deslize . Assim, uma soltura delicada do freio dianteiro é uma ação a ser

feita (entretanto, com qualquer forma de frenagem integrada, isto é virtualmente impossível,

porque enquanto o freio traseiro é aplicado, o freio dianteiro está sendo aplicado também).

Aumentar a pressão do freio dianteiro, por outro lado, resultará quase certamente num lowside.

Pode um highside ocorrer, se você não liberar a pressão do freio traseiro? Sim. Se você já

testemunhou um acidente de highside, você recordará que a marca do deslize era uma linha

reta até o ponto em que se transformou em um ‘J’. O que isso mostra é que o piloto manteve

sua roda dianteira virada no sentido do deslize, até que girou o guidão para o limite

(o batente foi alcançado). Quando isso acontece, naturalmente, o piloto não pode mais

acompanhar o deslize, e o sentido de movimento da moto muda abruptamente -

o deslize aumenta até que o pneu apresente uma face de 90 graus com o sentido em que

a moto está se movendo, o que causa máximo contato com o solo, e aumenta a possibilidade

de que a tração seja restabelecida. Isto, então, é o momento em que a moto pára de deslizar

e violentamente capota. Tendo visto que um deslize de traseira requer que você gentilmente

relaxe a pressão no freio dianteiro, e que mantenha a pressão do freio traseiro, na esperança

de que a roda dianteira siga o mesmo curso da traseira, o que você deve fazer se a roda

dianteira começa a deslizar ao invés da traseira? Você faz exatamente a mesma coisa.

Gradualmente solte o freio dianteiro e mantenha o freio de trás. A reação é a mesma.

Assim, acima eu disse que, se você tivesse escolha, você deveria cair com a moto num

lowside para evitar o highside. Eu disse também que o resultado seria quase certamente um

highside mesmo se você fizer a correção certa, virar a roda dianteira no sentido do deslize,

e aliviar um pouco o freio dianteiro. Então, você pergunta, não há esperança? Vai acabar

tudo num highside? Não necessariamente. Isto significa que assim que você souber que a

correção que você está fazendo não vai funcionar, freie com tudo na dianteira! Isto forçará

um lowside!!! (se você tiver um sistema de frenagem integrada, pode também forçar um

lowside aumentando a pressão do freio traseiro, porque isso força o aumento da frenagem

dianteira também) Não é minha intenção parecer um idiota, sugerindo que você faça de

propósito um lowside. Mas se você visse os resultados de um highside, você ficaria mais

do que grato em poder cair deitando sua moto.


PILOTAGEM DEFENSIVA



Conceito:

Pilotagem defensiva é um estilo de pilotagem veicular onde o motorista tem especial

preocupação com a segurança e economia. Tal preocupação não só em relação à

sua condução, mas como a de terceiros.

Um piloto que dirige defensivamente consegue prever o erro dos outros dando

tempo para correções, dessa forma evita o envolvimento em acidentes e diminui

consideravelmente o cometimento de infrações.

Dicas da Pilotagem defensiva:

• Antes de viajar calibre adequadamente os pneus.

• Verifique se a quilometragem da troca do óleo não vai "passar" durante a

viagem. Se for o caso troque o óleo antes de pegar a estrada.

• Sempre viaje com o tanque cheio. Você nunca sabe o que vai encontrar

pela frente.

• Ao entrar numa rodovia ganhe velocidade pelo acostamento de forma a

já entrar "embalado" na primeira pista. Desta forma você não fechará

os demais veículos.

• Para sair de uma rodovia diminua a velocidade gradativamente. Se houver

desnível não faça uma manobra brusca, deslize o veículo suavemente para

o lado.

• Se o pneu furar numa ponte ou viaduto, ande com o pneu furado

até o outro lado.

• Jamais faça ultrapassagens em pontes ou viadutos.

• Viajando à noite em rodovia de pista dupla, trafegue até 80 km/h.

Essa é a velocidade proporcional à visão oferecida pelo farol.

• Durante a chuva verifique pelo espelho retrovisor se os pneus da sua moto

estão deixando marcas nas pista. Se não estão, a moto está aguaplanando

(boiando sobre um véu de água), diminua a velocidade suavemente até as

marcas voltarem.

• Regule os faróis. Esse é um procedimento rápido e várias oficinas e

seguradoras oferecem gratuitamente.

• Segure o guidão com as duas mãos.

• Use o retrovisor para controlar suas manobras mas também use para

controlar as manobras dos outros.

• Nunca ultrapasse pela direita. Se não der para ultrapassar pela esquerda

desista da manobra.

• Quando for viajar repouse pelo menos meia hora antes, faça refeições leves.

Comida pesada, bebida alcoólica e cigarro diminuem os reflexos.

• Sente-se na moto de forma confortável e que de a impressão de domínio

do equipamento.

• Tenha todo o controle da moto, leia o manual de instruções. No trânsito

não dá tempo para verificar "para que serve esse botão?".

• Faça as trocas de marcha no tempo certo. Trocar de forma antecipada faz

o veículo perder velocidade, se trocar atrasado faz o veículo reduzir e dar

trancos. Nas duas hipóteses há grande consumo de combustível.

• Uma curva perfeita se faz assim: antes do início da curva diminua a velocidade

para a compatível com a manobra. Durante a curva não acelere ou acelere

gradativamente, isso fará a moto "assentar" na pista.

• Verifique rotineiramente as luzes de seu veículo; pisca-pisca, faróis etc.

• Conheça a autonomia de seu veículo, verifique se o volume de combustível

dá para chegar ao destino com grande margem de segurança. No caso de

dúvida abasteça.

• Procure fazer algum curso de primeiro socorros. Isso pode ser útil para

terceiros e para seus passageiros.

• Cuidado para suas condições psicológicas, não pilote se estiver nervoso,

deprimido, revoltado, estressado, com sono etc.

• Se faz tratamento com algum remédio, verifique na bula se ele provoca

sono ou diminuição de reflexos. Não pilote se for o caso.



Pilotando prevendo os erros dos outros:



Uma das melhores formas de evitar acidentes é prever os erros dos outros. Isso

oferece tempo dos outros corrigirem o erro ou você se adaptar a eles. Faça assim:



Numa pista de mão dupla, ao receber um farol alto, não olhe para o outro veículo.

Olhe para o centro da pista, para o resto, use sua visão periférica.



Observe os olhos do outro motorista em seus espelhos retrovisores. Um piloto

que olha atentamente para um espelho lateral indica que irá fazer a manobra para

esse lado.



Veículos que se aproximam lateralmente do veículo à sua frente, dão uma forte

suspeita de que irão "fechá-lo" assim que houver uma brecha. Diminua a

velocidade e dê essa brecha de forma controlada.



Quando um veículo tenta adentrar em sua pista, mas fica aquela dúvida de que

vai ou não, assuma o comando da situação. Diminua a velocidade e de piscas

com seu farol, de forma que o outro motorista perceba que pode entrar.



Um veículo cambaleando levemente de um lado para outro, indica que o motorista

está sonado ou bêbado. Afaste-se desse veículo.



Nunca fique entre dois veículos mais pesados que o seu.



Evite ficar à frente de um veículo mais pesado que o seu. Os freios de um veículo

leve são mais ágeis que de que de um veículo pesado.



Quando for bater na traseira de alguém, tente colidir com as laterais traseiras,

são zonas de maior segurança.



Enfim, pilote sempre com atenção. Jamais pense que uma moto faz parte de você.

O veículo é um equipamento, uma máquina que responde às leis da física e é muito

mais forte e pesada que um ser humano.



O GRANDE MACETE DA DIREÇÃO DEFENSIVA É:

• Se não sabe fazer não faça!

• Se tiver dúvidas não faça!

• Se não precisar não faça!



REGRA QUE PODE SALVAR SUA VIDA Nos cruzamentos.

Se você puder evitar, nunca entre em um cruzamento sem outro veículo ao seu lado.

O lado deve ser aquele do qual vêm o trânsito imediato, seja direito ou esquerdo.

Mesmo que você tenha que frear para outro veículo lhe alcançar, ou acelerar para ter

um do seu lado, vale a pena. Isto também significa que, quando você estiver parado em

um sinal de trânsito, e o verde acender, você só entra no cruzamento quando o veículo do

lado também entrar. Nada de largar como um louco.Conservador? Pode ser, mas o motociclista

consciente faz assim. Melhor ainda, prefira que seja um ônibus, ou até mesmo um caminhão

ao lado, desde que não muito próximo. Só cuide para ele não cortar sua frente. Isto serve como

escudo contra retardados, que querem passar no sinal vermelho da outra rua.



O PONTO CEGO de motos e carros

O motivo mais comum de acidentes e brigas de

trânsito, é o campo de visão limitado dos carros

e das motos, o que provoca freqüentes fechadas.

Na ultrapassagem, o motociclista deve ficar atento

O carro não vê



A moto não vê





porque não é visto nas regiões laterais muito próximas aos carros. A moto não enxerga tudo o

que está atrás e ao lado dela. Por isso não confie só no espelho. Olhe para os lados para ver o

que se passa. Existem espelhos especiais para o ponto cego das motos. São pequenos espelhos

convexos, que se instala em locais que permitem enxergar o ponto cego, onde os espelhos

normais não alcançam. São um ótimo investimento em segurança e conforto.



PILOTAGEM NA CHUVA

O começo da chuva

É verão, um belíssimo dia, de repente o azul do céu ganha tonalidades acinzentadas,

lá vem chuva. O início da chuva, seja fraco ou forte, é o mais crítico, pois surpreende

a pista, a moto e o piloto desprevenidos. A pista, assim que recebe o início da água

da chuva, faz uma mistura perigosa; água, resíduos de óleo, combustível e sujeira

(que acabam pingando dos veículos, seja do próprio motor ou escapamento).

Essa mistura gera um líquido extremamente escorregadio, que compromete

em muito a aderência dos pneus no solo.

Pilotar uma moto é um prazer enorme.

Unanimidade em pilotar debaixo de chuva,

Todos odeiam.



Que chuva...Hein???



A matéria abaixo lhe dará dicas valiosas

que aumentarão sua segurança, tentando

lhe proporcionar mais prazer quando estiver

pilotando debaixo de chuva.

O que fazer?



Tudo é muito simples, "decore e assimile" as dicas abaixo, de tal forma

que quando o evento acontecer você possa agir instintivamente.

1) Assim que começar a chover você deve desacelerar com calma sua moto,

mantenha uma distância do tamanho de três carros do veículo que está a sua frente.

2) Tome cuidado redobrado com os pedestres, quando a chuva começa ocorre

aquela típica correria atrás de abrigo.

3) Procure não fazer manobras ou freadas buscas, pois o risco de derrapagem é grande.

Lembre-se da mistura água, óleo e sujeira que está na pista, essa mistura só é “lavada”

pela própria chuva após uns 15 minutos.

4) Mantenha o farol aceso o tempo todo, isso irá melhorar sua visão um pouco, mas

quem vem atrás terá uma boa visibilidade da sua moto devido às luzes da

lanterna traseira.

5) Se estiver em movimento NÃO ligue o pisca alerta. Este tipo de iluminação só

deve ser acionada se o veículo estiver parado.

6) Faça bom uso dos espelhos retrovisores de seu veículo para poder “monitorar”

o erro dos outros.

7) Se você sentir o veículo está “dançando” um pouco na pista (como se estivesse

boiando) quer dizer que ele está aquaplanando. Diminua a velocidade, pois o veículo

irá ganhar peso e voltará a tocar os pneus no solo.

8) Cuidado com os “pneus de chuva” vendidos no mercado, eles dão uma falsa

sensação de segurança. Ninguém pode garantir qual a conduta da moto debaixo

de chuva, pois há inúmeras variáveis a serem analisadas (tipo de moto, piso,

quantidade de água, condições locais, forma de condução do piloto etc).

9) Se você sentir que sua moto não está respondendo bem aos seus comandos

ou você sente-se inseguro com a situação, deixe o orgulho de lado e pare no

acostamento, ligue o pisca alerta e aguarde a situação melhorar.



Como enfrentar um alagamento?



A melhor forma de enfrentar um alagamento é não o fazendo, pois você não sabe

o que a água está escondendo (obstáculos, buracos etc). Pare a moto e espere

o nível de água abaixar.



Se não for possível e você tem que passar por ele, faça o seguinte:



1) Engate a primeira marcha e só mude de marcha quando passar pelo alagamento,

ou seja, durante todo o trajeto você não pode mudar de marcha, senão, no refluxo

de gases, a água pode entrar e o motor apagar.



2) Durante o trajeto mantenha a sua moto bem acelerada (acelere e controle a

velocidade com a embreagem), a saída dos gases com pressão evita que a água entre.



3) Se você perceber que o escapamento está submerso jamais desacelere. Se tiver

que parar a moto, use a embreagem, e freie com cuidado. Tudo isso você deverá fazer

com a moto acelerada. Aguarde, sempre acelerando, o volume de água abaixar você irá

gastar muito combustível, mas irá proteger o motor.



Se a moto apagar, o que fazer?



A primeira atitude é ter sangue frio e não se preocupar em demasia com sua moto,

de qualquer forma ela sofrerá graves prejuízos.



Já que sua moto irá ser bem danificada (de uma forma ou de outra), busque sua

segurança e a de terceiros.



Quando o nível da água baixar, chame um guincho.



Jamais tente ligar um motor que foi molhado (mesmo se estiver seco), os danos

se multiplicam, pois a sujeira presente na água funcionará como um poderoso

abrasivo e irá corroer todo o motor por dentro



Procure uma oficina idônea e explique o que aconteceu.





60 MANEIRAS DE CAIR

01 Colocar seu pé num buraco quando estiver parando.

02 Colocar seu pé em algo escorregadio quando estiver parando.

03 Travar a roda dianteira durante uma frenagem com muito entusiasmo.

04 Errar o trilho e escorregar na grama da garagem.

05 Não colocar o apoio lateral ao abandonar a moto.

06 Estar parado e iniciar uma curva no cascalho ou areia, acelerando muito.

07 Não colocar uma placa embaixo do apoio lateral, sobre asfalto num dia quente.

08 Deixar pessoas muito entusiasmadas subirem na sua moto, sendo que é a

primeira vez delas.

09 Esquecer que a moto estava engrenada ao sentar o pé no kick starter.

10 Acelerar, soltar a embreagem, colocar os pés nos apoios quando o sinal abre,

mas a moto estar em neutro.

11 Não apoiar os pés no chão quando o sinal fecha.

12 Perder o equilíbrio ao tentar subir a moto no apoio central.

13 Ao parar no pedágio, colocar seu pé na faixa de graxa que se acumula ali

no chão, quando os carros param.

14 Usar muita potência quando você está saindo do pedágio cheio de graxa.

15 Ignorar a areia que se acumula nas ruas, um dia depois de uma enchente.

16 Sentar o pé com força no apoio lateral, sem ver que ele bateu e voltou.

17 Descer da moto com o motor ligado, sem ver que a moto estava engrenada.

18 Tentar ligar sua primeira moto com o kick start, diversas vezes até ficar com

raiva, sem perceber que estava com o corta corrente desligado, e engatar a

argola da bota na alavanca do kick starter.

19 Dar a partida na sua moto nova, arrancar com potência e perceber que você

não havia tirado a trava da direção.

20 Na mesma moto parar para descer, sem se dar conta que a alavanca do

kick start ficou presa dentro da sua calça.

21 Sua calça ou bota engatar na alavanca de marchas com o motor ligado, e botar

a moto em primeira, quando você estava tentando recolher o apoio lateral.

22 Num sinal vermelho, ficar acelerando que nem um idiota, pensando que está

em neutro, e soltar a embreagem por descuido.





23 O seu irmão gordo que está na garupa se inclina demais para um dos lados,

para olhar alguma coisa no asfalto, parados num sinal. 24 A esposa prende o pé num dos alforges, ao subir na moto antes de você.

25 Pneus carecas, e um chuvisco leve sobre chão de granito. 26 Estacionar atrás da minivan do amigo, pensando "com certeza eles vão ver,

ainda mais que são 5 dentro do carro".

27 Depois de abastecer, segurando a moto nivelada para poder encher mais,

ir ao banheiro e não se dar conta que era você quem estava apoiando a moto

e não o suporte central.

28 Prender o cadarço na alavanca de marchas.

29 Sentar o pé no kick start duma moto antiga, e ela dar um kick back.

30 Ficar furioso porque deixou a moto cair para o lado, levantá-la vigorosamente

só para ela cair para o outro lado.

31 Tirar a moto do apoio central, sem ver que o apoio lateral também

estava abaixado.

32 Entrar na grama molhada com pneus de corrida.

33 Entrar no asfalto molhado com pneus de lama.

34 "Pensar" que o apoio lateral estava abaixado quando ele não estava.

35 O apoio lateral lentamente afundar em solo macio.

36 O apoio lateral lentamente afundar em asfalto quente.

37 Tirar a moto sozinho, de ré, de cima de uma pickup. Por cima de uma tábua.

38 Pilotar além dos seus limites, tentando acompanhar alguém que provavelmente

também está passando dos limites dele.

39 Não prestar atenção no que está fazendo. Se distrair pensando que a

esposa/namorada engordou enquanto pilota.

40 Chegar muito rápido numa curva e ter que frear em cima da hora.

41 Sair sem todo o equipamento de proteção para trilhas só desta vez,

mas desta vez não deu, e cair de um barranco.

42 Usar potência demais na primeira curva, após ter colocado pneus novos.

43 Ser muito baixo para a moto que está usando, e parar num sinal.

44 Seu passageiro pula na moto antes que você esteja preparado.

45 Empurrar a moto para a garagem, e deixar ela se inclinar um pouco demais

para o lado. Ela cai, puxando você por cima dela.

46 Deixar que um amigo pilote sua moto, e ele não tem experiência ou muito

pouco de vários anos atrás. (ele vai perder o controle, bater de frente no

objeto mais próximo, ou cair da moto freando de soco)

47 Estacionando no supermercado, escorregar num Toddynho derramado.

48 lubrificar a corrente com óleo demais, derramar um pouco no pneu, e fazer

uma curva fechada para fora da garagem.

49 Fazer a moto pegar no tranco, correndo do lado dela, e descobrir que

você estava acelerando demais o motor.

50 Montar na moto com calças muito apertadas.









51 Tentar pilotar com álcool no sangue.

52 O motor morrer quando você está inclinado, tentando fazer uma curva lenta

e fechada no estacionamento.

53 Esquecer de remover a trava do freio dianteiro e arrancar com pressa.

Também quebra o freio.

54 Tentar tirar uma abelha de dentro da jaqueta, montado na moto.

55 Arrancar rápido para fazer uma curva fechada, se inclinar em antecipação

e o motor morrer porque não tinha se aquecido.

56 Após um conserto de freios, esquecer de bombear os mesmos, e se

perguntar porque está sem freios ao se aproximar de um cruzamento.

57 Passar numa faixa de areia oculta após uma curva.

58 Pensar que a poça de líquido no posto de gasolina é água, quando na

verdade é uma poça de óleo derramado.

59 Deixar seu amigo andar com sua moto.

60 E se você é mesmo um idiota, deixar ele andar de novo.



Numa Revisão, Confira os itens á ser Verificados na Moto:



01) COMBUSTÍVEL: Verificar sempre a sua quantidade e se há algum vazamento.

02) ÓLEO: Não se deve esquecer de averiguar o nível, o período que foi realizada

a última troca (atendendo as especificações do fabricante da moto ou do óleo)

e um eventual vazamento.

03) PNEUS: Duas coisas devem ser levadas em conta: o estado de conservação

e a pressão. A sua segurança depende de ambos os fatores (é perigoso se

estiverem "carecas" ou descalibrados (Baixa Pressão)).

04) CORRENTE: Lubrificar sempre, bem como verificar a folga, que deve

variar de 15 a 20mm.

05) Freios: Examine a folga, levando em consideração esses dados:

Freio dianteiro a disco-5 a 8mm

Freio a tambor- 5 a 8mm

Freio traseiro- 20 a 30mm

06) EMBREAGEM: Também a folga deve ser conferida. Deve corresponder

a um espaço de 2 a 3mm.

07) PARTE ELÉTRICA: Olhe se o farol, os piscas, a luz de freio, as lanternas,

as luzes do painel e as buzinas estão funcionando.

08) BATERIA: É importante ver se o nível da solução eletrolítica, completando

o que faltar com água destilada.

09) PARAFUSOS E PORCAS: É bom ter a certeza de que estão corretamente apertados.

10) ESPELHO RETROVISOR: Ajustá-lo de modo a obter a melhor visibilidade.





LUBRIFICAÇÃO



MOTORES 4 TEMPOS :



A maioria das motos 4 tempos comercializadas no Brasil possuem sistema motor/ transmissão acoplados, onde o lubrificante responsável pela lubrificação do motor também é responsável pela lubrificação do sistema de transmissão.



Por isso, o lubrificante deve garantir que uma excelente lubrificação do motor, e ao mesmo tempo ter uma característica de fricção que evite o deslizamento (“patinação”) dos discos de embreagem. Este deslizamento pode ser provocado pelo uso de produtos com alto nível de aditivação (API SH ou superior), desenvolvidos para uso em motores de carros de passeio, que trabalham sob diferentes condições.



Porém existem alguns produtos com estes níveis de desempenho que podem ser utilizados, desde que avaliados pelos fabricantes, em testes específicos em embreagens.



Motocicletas em geral exigem produtos com aditivação específica, pois em geral elas têm :

- Altas temperaturas de operação;

- Grandes variações de temperatura de trabalho;

- Alta potência específica - aproximadamente 1,5 vezes maior do que a de um carro de passeio;

- Altas rotações - aproximadamente 2 vezes a de um carro;

- Reservatórios de óleo menores.



Estas características (altas temperaturas de operação, com baixo volume de óleo, etc.) resultam em uma condição de lubrificação bastante severa - por isso, o uso de produtos com aditivação específica e com bases sintéticas (que melhoram a capacidade de lubrificação e a resistência a oxidação do óleo em uso) irão trazer benefícios como o aumento da potência e da vida útil dos componentes lubrificados.



Desempenho:



As duas principais classificações de desempenho para motos 4 tempos foram criadas e são mantidas pela API (American Petroleum Institute) e pela JASO (Japanese Automobile Standarts Organization) :



SF - Criada em 1980, especificação de serviço típica de motores a gasolina. Proporciona maior estabilidade a oxidação.

SG - Criada em 1989, especificação de serviço típica de motores a gasolina. Proporciona maior controle de depósitos no motor e estabilidade a oxidação.



No Japão, a Japanese Automobile Standarts Organisation (JASO) definiu uma especificação que descreve três níveis de qualidade para lubrificantes com baixos níveis de cinzas para motores dois tempos refrigerados à água :



MA - Óleos com alto coeficiente de fricção

MB - Óleos com baixo coeficiente de fricção



Obs : Produtos API SH ou superiores que atendem à especificação JASO MA poderão ser utilizados em motos com sistema acoplado, sem riscos de patinação.



Quem define o período para a troca de lubrificante (dúvida bastante comum entre os consumidores) para motos 4 tempos, e veículos em geral é a montadora do veículo, baseada em testes específicos de campo e em laboratório, por isso recomendamos a verificação no Manual do Proprietário do tempo ideal de troca, considerando as condições de serviço da moto.



- MOTORES 2 TEMPOS



Nos motores 2 tempos, o lubrificante e o combustível são misturados previamente em uma proporção específica, e esta mistura lubrifica as partes móveis do motor, antes de ser queimada.



A mistura pode ser feita diretamente no tanque de combustível, quando o lubrificante é adicionado na proporção relativa à quantidade de combustível, ou por sistema automático de dosagem (sistema autolube), onde o lubrificante é bombeado ao combustível antes de sua queima no motor.



A taxa de diluição é determinada pelo fabricante do equipamento, e é importante que seja seguida rigorosamente, pois o excesso de óleo na mistura pode fazer com que as peças fiquem "meladas" de óleo, enquanto que o excesso de combustível pode fazer com que as peças azulem, por falta de lubrificação.



Em regime de competição, normalmente é o próprio piloto quem especifica a taxa de diluição, baseada na melhor taxa de carburação encontrada, que irá variar de acordo com moto e com o serviço .



Nestes motores, a queima da mistura ar/ combustível ocorre em 2 ciclos.



Como o lubrificante é queimado juntamente com o combustível, são características importantes deste :

- Ter um alto poder de lubrificação;

- Promover menor formação de cinzas/ fumos na pré-combustão, melhorando as características dos gases de escape;

- Ter uma alta capacidade detergente, promovendo eficaz impeza interna do motor.



Desempenho :



As duas principais classificações de desempenho para motores 2 tempos também foram criadas e são mantidas pela API - American Petroleum Institute e pela JASO - Japanese Automobile Standarts Organization, e são elas :



Nível de Desempenho



TA - Grau de Evolução "A " (Obsoleta).

TB - Grau de Evolução "B " (Obsoleta).

TC - Grau de Evolução "C ".



Quanto maior a evolução da tecnologia do lubrificante, melhor a sua performance em termos de limpeza e proteção do motor. Ou seja : um lubrificante API TC irá superar em desempenho, limpeza e proteção óleos API TA ou TB.



No Japão, a Japanese Automobile Standarts Organization (JASO) definiu uma especificação que descreve níveis de qualidade para lubrificantes com baixos níveis de cinzas para motores dois tempos :



Nível de Qualidade – Significação



API FA - Lubrificação e limpeza do motor adequadas; existe acúmulo de depósitos de carvão e emissão de fumaça.

API FB - Boa lubrificação e limpeza melhorada do motor; persiste o acúmulo de depósitos de carvão e emissão de fumaça.

API FC - Lubrificação muito boa e melhor limpeza do motor; redução significativa de depósitos de carvão e emissão de fumaça.

API FC + - Motor em excelente condição; supera as qualidades anteriores.


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NetBSD
O NetBSD é um sistema operacional de código aberto semelhante ao Unix, gratuito, rápido, seguro e altamente portátil. Ele está disponível para uma ampla gama de plataformas, desde servidores de grande escala e poderosos sistemas de desktop até dispositivos portáteis e incorporados.

PFsense

PFsense
Redes seguras começam aqui. ™ Com milhares de empresas usando o software pfSense®, ele está se tornando rapidamente a solução de segurança de rede de código aberto mais confiável do mundo.

DragonFly BSD

DragonFly BSD
O DragonFly pertence à mesma classe de sistemas operacionais de outros sistemas derivados de BSD e Linux. Ele é baseado nos mesmos ideais e APIs do UNIX e compartilha o código ancestral com outros sistemas operacionais BSD. O DragonFly oferece uma oportunidade para a base do BSD crescer em uma direção totalmente diferente daquela adotada nas séries FreeBSD, NetBSD e OpenBSD.

OpenIndiana

OpenIndiana
OpenIndiana é um sistema operacional de computador Unix-like lançado como software livre e open source. É uma bifurcação do OpenSolaris, que após sua descontinuação do projeto pela Oracle visa continuar o desenvolvimento da distribuição da base de código binária OpenSolaris. O projeto opera sob a égide da Illumos Foundation. O objetivo declarado do projeto é para se tornar a distribuição OpenSolaris de fato instalado em servidores de produção, onde segurança e correções de bugs são requeridas gratuitamente".

ReactOS

ReactOS
ReactOS é um sistema livre de 1996 com licença GNU GPL, da fundação ReactOS, para computadores pessoais, com o objetivo de, compatibilidade de código binário com programas e controladores de dispositivos

Oracle Solaris

Oracle Solaris
Oracle Solaris é o melhor sistema operacional corporativo para banco de dados Oracle e aplicativos Java. Aprimoramentos focados em CPU, memória, sistema de arquivos, E / S, rede e segurança fornecem o melhor banco de dados, middleware e desempenho de aplicativos para cargas de trabalho Oracle.

DistroWatch.com

DistroWatch.com
DistroWatch é um site da internet mantido por Ladislav Bodnar e ativo desde 2001. Trata-se de um observatório das distribuições Linux e BSD. O sítio informa sobre novas distribuições, atualizações, lançamentos, resenhas e notícias sobre distribuições Linux.

libreCMC

libreCMC
libreCMC é uma distribuição GNU/Linux embarcada para dispositivos com recursos bastante limitados. Apensar de ser projetada para roteadores, ela oferece suporte a vários dispositivos e usos. Em 2015, LibreWRT se juntou ao libreCMC.

ProteanOS

ProteanOS
ProteanOS é uma distribuição nova, pequena e rápida para dispositivos embarcados. Os recursos de configuração de plataforma permitem que pacotes binários sejam configurados em tempo de compilação e de execução para hardwares e casos de uso diferentes.

MAMP

MAMP
O MAMP é um software que permite você rodar um servidor local com suporte a PHP e MySQL.Por isso, instalar o MAMP no Windows é uma excelente opção para quem deseja desenvolver sites em WordPress em seu próprio computador.. Dessa forma, não há a necessidade de contratar uma hospedagem durante o período de desenvolvimento do site.

WampServer

WampServer
WampServer (mais conhecido WAMP) é um software que efetua a instalação automática de um conjunto de softwares no computador, de modo a facilitar a configuração de um software interpretador de scripts local e um banco de dados no sistema Windows. Conjunto desenvolvido pela PHP Team sob licença GNU General Public License.

XAMPP

XAMPP
XAMPP é um pacote com os principais servidores de código aberto do mercado, incluindo FTP, banco de dados MySQL e Apache com suporte as linguagens PHP e Perl. De plataforma, software livre, que consiste principalmente na base de dados MySQL, o qual foi substituído pelo MariaDB(embora ainda seja utilizado MySql em algumas versões)[1], o servidor web Apache e os interpretadores para linguagens de script: PHP e Perl,além de um cliente FTP. O nome provem da abreviação de X (para qualquer dos diferentes sistemas operativos), Apache, MariaDB, PHP, Perl. É um método que torna extremamente fácil para os desenvolvedores a criar um servidor web local para fins de teste.[2] O programa está liberado sob a licença GNU e atua como um servidor web livre, fácil de usar e capaz de interpretar páginas dinâmicas. Atualmente XAMPP está disponível para Microsoft Windows, GNU/Linux, Solaris, e MacOS X.

Nginx

Nginx
Nginx (lê-se "engine x") é um servidor leve de HTTP, proxy reverso, proxy de e-mail IMAP/POP3, feito por Igor Sysoev em 2005, sob licença BSD-like 2-clause. O Nginx consome menos memória que o Apache, pois lida com requisições Web do tipo “event-based web server”; e o Apache é baseado no “process-based server”, podendo trabalhar juntos. É possível diminuir o consumo de memória do Apache, passando as requisições Web primeiro no Nginx, assim, o Apache não precisa servir arquivos estáticos, e pode depender do bom controle de cache feito pelo Nginx.

Servidor Apache

Servidor Apache
O Servidor HTTP Apache ou Servidor Apache ou HTTP Daemon Apache ou somente Apache, é o servidor web livre criado em 1995 por Rob McCool.

PHP

PHP
PHP (um acrônimo recursivo para "PHP: Hypertext Preprocessor", originalmente Personal Home Page) é uma linguagem interpretada livre, usada originalmente apenas para o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web.[3] Figura entre as primeiras linguagens passíveis de inserção em documentos HTML, dispensando em muitos casos o uso de arquivos externos para eventuais processamentos de dados. O código é interpretado no lado do servidor pelo módulo PHP, que também gera a página web a ser visualizada no lado do cliente. A linguagem evoluiu, passou a oferecer funcionalidades em linha de comando, e além disso, ganhou características adicionais, que possibilitaram usos adicionais do PHP, não relacionados a web sites. É possível instalar o PHP na maioria dos sistemas operacionais, gratuitamente. Concorrente direto da tecnologia ASP pertencente à Microsoft, o PHP é utilizado em aplicações como o MediaWiki, Facebook, Drupal, Joomla!, WordPress, Magento e o Oscommerce. Criado por Rasmus Lerdorf em 1995, o PHP tem a produção de sua implementação principal, referência formal da linguagem, mantida por uma organização chamada The PHP Group. O PHP é software livre, licenciado sob a PHP License, uma licença incompatível com a GNU General Public License (GPL) devido a restrições no uso do termo PHP.

phpMyAdmin

phpMyAdmin
phpMyAdmin é um aplicativo web livre e de código aberto desenvolvido em PHP para administração do MySQL pela Internet. A partir deste sistema é possível criar e remover bases de dados, criar, remover e alterar tabelas, inserir, remover e editar campos, executar códigos SQL e manipular campos chaves. O phpMyAdmin é muito utilizado por programadores web que muitas vezes necessitam manipular bases de dados. Normalmente, o phpMyAdmin é tratado como uma ferramenta obrigatória em quase todas as hospedagens da web, além de pacotes off-line, como o WAMPServer, XAMPP, EasyPHP e PHP Triad.

MariaDB

MariaDB
MariaDB é um SGDB que surgiu como fork do MySQL, criado pelo próprio fundador do projeto após sua aquisição pela Oracle.

MongoDB

MongoDB
MongoDB é um software de banco de dados orientado a documentos livre, de código aberto e multiplataforma, escrito na linguagem C++. Classificado como um programa de banco de dados NoSQL, o MongoDB usa documentos semelhantes a JSON com esquemas.

PostgreSQL

PostgreSQL
PostgreSQL é um sistema gerenciador de banco de dados objeto relacional, desenvolvido como projeto de código aberto.

SQLite

SQLite
SQLite é uma biblioteca em linguagem C que implementa um banco de dados SQL embutido. Programas que usam a biblioteca SQLite podem ter acesso a banco de dados SQL sem executar um processo SGBD separado.

MySQL

MySQL
O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface. É atualmente um dos sistemas de gerenciamento de bancos de dados mais populares da Oracle Corporation, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.

SQL server

SQL server
O Microsoft SQL Server é um sistema gerenciador de Banco de dados relacional (SGBD) desenvolvido pela Sybase em parceria com a Microsoft. Esta parceria durou até 1994, com o lançamento da versão para Windows NT e desde então a Microsoft mantém a manutenção do produto.

Simplenote

Simplenote
um bloco de notas simples para sincronizar em todos os dispositivos.

virt-manager

virt-manager
O aplicativo virt-manager é uma interface de usuário de desktop para gerenciar máquinas virtuais por meio de libvirt. Ele visa principalmente VMs KVM, mas também gerencia Xen e LXC (contêineres Linux). Ele apresenta uma visão resumida dos domínios em execução, seu desempenho ao vivo e estatísticas de utilização de recursos. Assistentes permitem a criação de novos domínios e configuração e ajuste da alocação de recursos e hardware virtual de um domínio. Um visualizador de cliente VNC e SPICE embutido apresenta um console gráfico completo para o domínio convidado.

Docker

Docker
Docker é um software contêiner da empresa Docker, Inc, que fornece uma camada de abstração e automação para virtualização de sistema operacional no Windows e no Linux

Proxmox

Proxmox
Proxmox VE é um software completo de gestão de virtualização de servidor de código aberto. É baseado em virtualização KVM e virtualização baseada em contêiner e gerencia máquinas virtuais KVM, contêineres Linux (LXC), armazenamento, redes virtuais e clusters de alta disponibilidade.

VirtualBox

VirtualBox
VirtualBox é um software de virtualização desenvolvido pela empresa Innotek depois comprado pela Sun Microsystems que posteriormente foi comprada pela Oracle que, como o VMware Workstation, visa criar ambientes para instalação de sistemas distintos.

VMware Workstation Player

VMware Workstation Player
VMware Workstation Player, antigo VMware Player, é um pacote de software de virtualização para computadores x64 que executam o Microsoft Windows ou Linux, fornecido gratuitamente pela VMware, Inc.

Vagrant

Vagrant
Vagrant é um software de código aberto para criar e manter ambientes de desenvolvimento virtuais portáteis, utilizando VirtualBox, KVM, Hyper-V, Docker containers, VMware, e AWS. Ele tenta simplificar a gerência de configuração de software das virtualizações para aumentar a produtividade do desenvolvimento.

Python

Python
Automatize suas tarefas, e acelere seus trabalhos diários.

hashtagtreinamentos

hashtagtreinamentos
Aprenda a automatizar suas tarefas diárias

Anaconda

Anaconda
Tecnologia de ciência de dados para pesquisa inovadora.uma vantagem competitiva.Um mundo melhor. O Anaconda oferece a maneira mais fácil de realizar ciência de dados Python/R e aprendizado de máquina em uma única máquina. Comece a trabalhar com milhares de pacotes e bibliotecas de código aberto hoje mesmo.

Bacula

Bacula
O Bacula é um conjunto de programas de computador de código aberto que permitem o gerenciamento de backups, restaurações e verificação de dados através de uma rede de computadores de diversos tipos. É relativamente fácil de usar e muito eficiente, enquanto oferece muitas funcionalidades avançadas de gerenciamento de armazenamento, as quais facilitam a encontrar e recuperar arquivos perdidos ou corrompidos.[1] Com ele é possível fazer backup remotamente de Linux, Solaris, FreeBSD, NetBSD, Windows, Mac OS X, OpenBSD, HP-UX, Tru64, AIX e IRIX.

Syncthing

Syncthing
Syncthing é um programa de sincronização contínua de arquivos . Ele sincroniza arquivos entre dois ou mais computadores em tempo real, protegido com segurança de olhares indiscretos. Seus dados são apenas seus e você merece escolher onde eles serão armazenados, se serão compartilhados com terceiros e como serão transmitidos pela internet.

Webmin

Webmin
Webmin é um programa de gestão de servidor, que corre em plataformas Unix. Com ele, também pode usar o Usermin e o Virtualmin. O Webmin funciona como um centralizador de configurações de sistema, monitorização dos serviços e de servidores, fornecendo uma interface amigável, e que quando configurado com um servidor web, pode ser acedido de qualquer local, através de um navegador: https:\. Exemplo: https:\\172.168.5.12:10000

Cockpit

Cockpit
Cockpit é uma ferramenta opensource que permite administrar, em tempo real, sistemas Linux diretamente pelo navegador. Ela se torna uma excelente alternativa para Webmin e Ajenti, ferramentas já conhecidas pelos administradores de sistemas Linux. Com interface minimalista e facilidade para usar, além do suporte em monitorar múltiplos sistema simultaneamente, essa ferramenta promete consagrar-se no quesito monitoramento de sistemas Linux.

Zabbix

Zabbix
O Zabbix é uma ferramenta de monitoramento de redes, servidores e serviços, pensada para monitorar a disponibilidade, experiência de usuário e qualidade de serviços.

Duplicacy

Duplicacy
O Duplicacy vem com uma GUI baseada na web recém-projetada que não é apenas artisticamente atraente, mas também funcionalmente poderosa. Com apenas alguns cliques, você pode facilmente configurar backup, copiar, verificar e podar trabalhos que protegerão seus dados de forma confiável, enquanto fazem o uso mais eficiente de seu espaço de armazenamento.

Duplicati

Duplicati
O Duplicati é um cliente de backup gratuito, de código aberto, que armazena de forma segura cópias de segurança compactadas, incrementadas e incrementadas em serviços de armazenamento em nuvem e servidores de arquivos remotos. Funciona com:Amazon S3, OneDrive, Google Drive, Rackspace Cloud Files, HubiC, Backblaze (B2), Amazon Cloud Drive (AmzCD), Swift / OpenStack, WebDAV, SSH (SFTP), FTP e muito mais! Duplicati está licenciado sob LGPL e disponível para Windows, OSX e Linux (.NET 4.5+ ou Mono necessário).

Scribus

Scribus
Scribus é um programa gratuito de editoração eletrônica para sistemas Linux , Unix , macOS , OS/2 , Haiku e Windows licenciado sob a GNU General Public License .

ZfsOnLinux

ZfsOnLinux
O ZFS é um sistema de arquivos e gerenciador de volumes lógicos combinados projetado pela Sun Microsystems. Os recursos do ZFS incluem proteção contra corrupção de dados, suporte para altas capacidades de armazenamento, compactação de dados eficiente, integração dos conceitos de sistema de arquivos e gerenciamento de volume, instantâneos e clones de cópia em gravação, verificação de integridade contínua e reparo automático, RAID-Z e ACLs NFSv4 nativas.

Chess.com

Chess.com
Jogue Xadrez de Graça no Site nº 1!

Chess Tempo

Chess Tempo
Treine. Estude. Jogue. Aperfeiçoe seu Xadrez!

Chess24

Chess24
Jogue, aprenda e assista torneios ao vivo

Lichess

Lichess
Jogue e aprenda xadrez gratuitamente.

IXC - Internet Xadrez Clube

IXC - Internet Xadrez Clube
O IXC é um servidor de Xadrez Nacional que Valoriza e investe no que é nosso apoiando eventos, clubes, entidades, jovens, estudantes, professores e profissionais de Xadrez em nosso país.

Cyberduck - backup na nuvem.

Cyberduck - backup na nuvem.
O Cyberduck é um cliente gráfico livre de código aberto de FTP, SFTP, WebDAV e Amazon S3 para Mac OS X licenciado sobre GPL.[2] Ele suporta Ftp://TLS (FTP secured over SSL/TLS), usar AUTH TLS bem como o upload e download pelo método de arrastar-e-soltar e é habilitado para sincronizar arquivos e diretórios. Ainda é possível abrir editores de textos externos. Conta também com uma interface gráfica bem fácil de usar. Há disponível na página do Cyberduck um widget para o dashboard do Mac OS X.[2] Suporta o idioma Português. O programa existe desde 2003[1](usando Cocoa) e é escrito por David V. Kocher. O projeto é hospedado pela Universidade de Zurique, na Suíça.

Aomei Backupper

Aomei Backupper
Faça backup, sincronização, restaure e clone seu sistema Windows, dados cruciais e aplicativos necessários com o mais simples provedor de serviços de backup.

Cobian Backup

Cobian Backup
Cobian Backup é um programa de backup de arquivos que pode ser usado para fazer backups automáticos de seus diretórios e arquivos. O Cobian Backup pode ser executado como um serviço ou como um aplicativo normal. Ele pode fazer backup em algum outro local no mesmo computador, na rede e até mesmo em um servidor FTP. O programa suporta compressão e criptografia. Cobian Reflector é o novato na família Cobian Backup, embora seja um programa totalmente novo. O Cobian Reflector é totalmente baseado em .NET. Além de todos os recursos do último Cobian Backup, possui suporte para transferências SFTP, é independente de DPI devido ao uso de gráficos vetoriais e Windows Presentation Foundation, e também se comporta como um programa de 64 bits em sistemas de 64 bits e como um programa de 32 bits em sistemas de 32 bits.

balenaEtcher

balenaEtcher
copie suas .isos no pendrive.

Rufus

Rufus
Programa para criar pendrive bootável.

Google Drive

Google Drive
Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos que foi apresentado pela Google em 24 de abril de 2012.[1][2] Google Drive abriga agora o Google Docs, um leque de aplicações de produtividade, que oferece a edição de documentos, folhas de cálculo, apresentações, e muito mais. O Google Drive é considerado uma "evolução natural" do Google Docs (uma vez ativado substitui a URL docs.google.com por drive.google.com). Rumores sobre o Google Drive começaram a circular no início de março de 2006.[3] Com o lançamento do Google Drive, o Google aumentou o espaço de armazenamento do Gmail para 15 GB.

Mega sync

Mega sync
Mega é um serviço de armazenamento em nuvem e hospedagem de arquivos. O site foi lançado em 19 de janeiro de 2013 para coincidir com o aniversário de um ano do término do seu antecessor

Dropbox

Dropbox
Dropbox é um serviço para armazenamento e partilha de arquivos. É baseado no conceito de "computação em nuvem" ("cloud computing"). Ele pertence ao Dropbox Inc., sediada em San Francisco, Califórnia, EUA.

Onedrive

Onedrive
Um só lugar para tudo na sua vida. Armazene e compartilhe facilmente suas fotos, vídeos, documentos e muito mais - em qualquer lugar e em qualquer dispositivo, gratuitamente.

Media Fire

Media Fire
Media Fire é um serviço de hospedagem de arquivos ou um disco virtual criado em 2005, localizado no Condado de Harris, Texas, nos Estados Unidos. O registo é opcional, e gratuito.

pCloud

pCloud
pCloud é o armazenamento em nuvem criptografado mais seguro, onde você pode armazenar seus arquivos pessoais ou fazer backup de seu PC ou compartilhar seus documentos de negócios com sua equipe!

pCloud Transfer

pCloud Transfer
O pCloud Transfer é uma ótima solução para quem busca um serviço gratuito para transferência de arquivos grandes. O limite de 5 GB é mais do que suficiente para pequenos trabalhos e o envio é muito rápido e fácil, nem mesmo é necessário fazer um registro para isso. A interface é autoexplicativa e basta preencher os dados.

WeTransfer

WeTransfer
WeTransfer é um serviço online que possibilita aos usuários compartilharem arquivos de até 2 Gb, gratuitamente
Powered By Blogger

Visual Studio

Visual Studio
Microsoft Visual Studio é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) da Microsoft para desenvolvimento de software especialmente dedicado ao .NET Framework e às linguagens Visual Basic (VB), C, C++, C# (C Sharp) e F# (F Sharp). Também é um produto de desenvolvimento na área web, usando a plataforma do ASP.NET, como websites, aplicativos web, serviços web e aplicativos móveis.

Delphi Community Edition

Delphi Community Edition
IDE Delphi grátis e completo para criar de aplicativos nativos para várias plataformas.Compartilhado gratuitamente com nossa comunidade de desenvolvedores autônomos, startups, estudantes e organizações sem fins lucrativos, o Delphi Community Edition é um IDE com todos os recursos para desenvolvimento de aplicativos iOS, Android, Windows e macOS a partir de uma única base de códigos Delphi (licença de uso comercial limitado). O Delphi Community Edition inclui um editor de códigos, eficientes ferramentas de depuração, acesso integrado e bancos de dados locais populares com dados em tempo real no momento do design, recursos de Bluetooth e IoT e um designer visual de interface de usuário com suporte para pixels perfeitos e estilo específico de plataforma.

Jetbrains

Jetbrains
Ferramentas essenciais para desenvolvedores e equipes de software

Office365

Office365
Download Office365

Autodesk

Autodesk
Ferramentas de desenhos parametrizados

Solidworks

Solidworks
O SolidWorks é um software de CAD 3D (Computer-Aided Design) desenvolvido inicialmente pela SolidWorks Corporation que funciona no sistema operativo Windows.

ANSYS

ANSYS
ANSYS, Inc. é um desenvolvedor de programas de simulação para engenharia sediado em Canonsburg, Pensilvânia, Estados Unidos. A companhia foi fundada em 1970 por John A. Swanson, e denominada originalmente Swanson Analysis Systems, Inc.

MATLAB

MATLAB
MATLAB (MATrix LABoratory) trata-se de um software interativo de alta performance voltado para o cálculo numérico. O MATLAB integra análise numérica, cálculo com matrizes, processamento de sinais e construção de gráficos em ambiente fácil de usar onde problemas e soluções são expressos somente como eles são escritos matematicamente, ao contrário da programação tradicional.

OnlyOffice

OnlyOffice
OnlyOffice é um programa útil que pode criar documentos e editar todos os tipos de arquivos salvos em sua plataforma e sincronizar com serviços de terceiros, como Dropbox, Google Drive e outros. OnlyOffice possui uma interface muito intuitiva. Basta instalar o programa para começar a criar documentos, tabelas ou apresentações.

7-Zip

7-Zip
7-Zip é um compactador de arquivos de código aberto para o sistema operacional Microsoft Windows e Linux. O programa, desenvolvido por Igor Pavlov, é distribuído sobre a licença GNU LGPL, e compete diretamente com os programas de código-fechado WinZip e WinRAR. Atualmente o formato 7z, o principal formato de compactação do programa, é o que leva maior taxa de compactação, ganhando inclusive do formato RAR

Bitwarden

Bitwarden
O Bitwarden é um serviço de gerenciamento de senhas gratuito e de código aberto que armazena informações confidenciais, como credenciais do site, em um cofre criptografado.

Xmind

Xmind
mapas mentais

Windows10

Windows10
Windows 10 é uma versão do Microsoft Windows, uma série de sistemas operativos comercializados pela Microsoft. A sua primeira versão de testes foi lançada a 1 de outubro de 2014 e o lançamento oficial foi em 29 de julho de 2015.[2] Foi o sucessor do Windows 8.1. O Windows 10 foi disponibilizado para download via MSDN e Technet como uma atualização gratuita para cópias de varejo de usuários do Windows 8 e Windows 8.1 através da Windows Store e também para usuários do Windows 7 via Windows Update no primeiro ano de lançamento.[3] O sistema recebe novas atualizações de forma contínua, que estão disponíveis sem custo adicional para os usuários, além de compilações de testes adicionais do Windows 10 que estão disponíveis para o usuários do Windows Insider.

Windows 11

Windows 11
O Windows 11 é a atual versão principal da família de sistemas operacionais Windows NT, anunciada em 24 de junho de 2021, e desenvolvida pela Microsoft. Com o lançamento em 5 de outubro de 2021,[5] é o sucessor do Windows 10, lançado seis anos antes. O Windows 11 está disponível como uma atualização gratuita do Windows 10 por meio do Windows Update para os dispositivos compatíveis.

MacOS

MacOS
Sistema proprietário da apple baseado em Freebsd.

Gimp

Gimp
Editor Profissional de Imagens grátis. GIMP é um programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens raster, e em menor escala também para desenho vetorial.

Inkscape

Inkscape
Editor de Imagens Vetoriais grátis. Inkscape é um software livre para editoração eletrônica de imagens e documentos vetoriais, com base numa versão mais avançada do antigo Sodipodi no qual teve origem. Trata-se assim de um fork considerado de sucesso.

Blender

Blender
Blender, também conhecido como blender3d, é um programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, e edição de vídeo. Está disponível sob a GNU GPL, versão 2 ou posterior. Modelagem 3D, animação, texturização, composição, renderização, e edição de vídeo grátis.

Dia

Dia
criador de diagramas

K3b

K3b
O K3b é um programa de computador que funciona como uma interface gráfica para a gravação de CD-ROMs e DVDs e funciona normalmente em sistemas operacionais da família Unix, tais como o Linux e o FreeBSD. Utiliza-se, para gravar mídias, dos programas cdrecord, cdrdao e growisofs. O K3b faz parte do projeto KDE.

Brasero Disc Burner

Brasero Disc Burner
O Brasero é um programa gratuito de gravação de disco para sistemas do tipo Unix, que serve como um front-end gráfico para cdrtools, cdrskin, growisofs e libburn. Licenciado sob os termos da GNU General Public License, o Brasero é um software livre.

LibreCAD

LibreCAD
Ferramenta para Desenho CAD 2D gratuita. LibreCAD é uma aplicação de desenho assistido por computador, ou Computer Aided Design, livre para o projetos em 2D. Ele funciona em GNU/Linux, Mac OS X, Unix e sistemas operacionais Microsoft Windows. LibreCAD foi desenvolvido como uma bifurcação do QCad Community Edition.

LibreOffice

LibreOffice
Suite Office gratuito. LibreOffice é uma suíte de aplicativos livre para escritório disponível para Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X. A suíte utiliza o formato OpenDocument — formato homologado como ISO/IEC 26300 e NBR ISO/IEC 26300 — e é também compatível com os formatos do Microsoft Office, além de outros formatos legados.

Shotcut

Shotcut
O Shotcut é um aplicativo de edição de vídeo gratuito e de código aberto para FreeBSD, Linux, macOS e Windows. Iniciado em 2011 por Dan Dennedy, o Shotcut é desenvolvido no MLT Multimedia Framework, em desenvolvimento desde 2004 pelo mesmo autor.

OpenShot

OpenShot
OpenShot Video Edit é um editor de vídeo estável, livre. É possível adicionar legendas e outros form OpenShot: Suporte a vários formatos de vídeo, audio e imagem. Integração com GNOME, KDE e BlackBox. Trilhas múltiplas. Integração com Blender e Inkscape para criação de títulos simples e animados. Efeitos de transição.

HandBrake

HandBrake
HandBrake é um programa multiplataforma e multitarefa em código aberto de conversão de arquivos de vídeo e DVD e Bluray para MPEG-4, disponível para Mac OS X, Linux e Windows. É compatível com equipamentos como: Apple TV, iPod, iPhone, Xbox 360, PlayStation 3 e PSP.

jDownloader

jDownloader
JDownloader é um gerenciador de download de código aberto, independente de plataforma e completamente escrito em Java.

League Of Legends

League Of Legends
Jogo online de estratégia.

Steam

Steam
Steam é um software de gestão de direitos digitais criado pela Valve Corporation ou Valve L.L.C., de plataformas digitais como jogos e aplicativos de programação e fornece serviços facilitados como atualização automática de jogos, e preços acessiveis aos usuários.

Age of Empires II: Definitve Edition

Netflix

Netflix
Netflix é uma provedora global de filmes e séries de televisão via streaming sediada em Los Gatos, Califórnia, e que atualmente possui mais de 160 milhões de assinantes. Fundada em 1997 nos Estados Unidos, a empresa surgiu como um serviço de entrega de DVD pelo correio.

Spotify

Spotify
Spotify é um serviço de streaming de música, podcast e vídeo que foi lançado oficialmente em 7 de outubro de 2008. É o serviço de streaming mais popular e usado do mundo. Ele é desenvolvido pela startup Spotify AB em Estocolmo, Suécia.