Os equipamentos estão cada vez menores, mas os programas e arquivos parecem ser cada vez maiores e complexos. Além disso, também é cada vez maior o número de arquivos e documentos manejados cotidianamente pelos usuários. E então, na hora de enviá-los por e-mail... bem, a coisa se complica.
A capacidade de armazenamento das contas de webmail e o tamanho máximo dos anexos eram tema quente de debate (cobrar pela ampliação ou não, etc.) até que o Google, com seu Gmail, acabou com as especulações oferecendo, gratuitamente, 1 Gb de espaço, no início e agora, 2 Gb.
Ainda assim, nem todos os usuários têm contas de Gmail, ou porque não têm motivo para ter, ou porque não querem mudar seu endereço eletrônico, ou por qualquer outro motivo. E eles também precisam de uma solução. Elas existem. Compartilhar apresentações multimídia, músicas ou fotos de alta definição é posível, sim, e sem necessidade de usar o e-mail. Por exemplo:
As já mencionada contas de webmail de alta capacidade
Os sistemas online que permiten enviar e receber arquivos maiores
Os programas que associados às contas de correio comuns permitem fazer o mesmo
Truques para "enganar" os programas de correio
Agora, vamos descrever e explicar os serviços online que permitem a troca de arquivos maiores. Eles têm, em geral, o mesmo princípio de funcionamento:
Entrar na página
Indicar o endereço do destinatário
Buscar o arquivo a ser enviado no PC
Como opção, é possível indicar o endereço de quem envia e alguma mensagem para quem vai receber o arquivo
O arquivo sobe para o servidor do sistema, que gera um link para o download
Esse link é enviado ao destinatário por e-mail
O destinatário recebe o e-mail com o link que indica onde está o arquivo a ser baixado
Ele clica no link informado para baixar o arquivo e escolhe onde ele vai ser descarregado (como se faz quando se baixa um programa ou música, por exemplo)
Eventualmente se pode apagar o arquivo do servidor
Pontos negativos
Não permitem múltiplos destinatários
Há um limite no número de vezes que se pode enviar o mesmo arquivo
Depois de determinado período os arquivos são apagados do servidor
Velocidades baixas de upload e download. Os sistemas são mais lentos que outros métodos para subir/baixar arquivos, além de dependerem também da velocidade da conexão
Considerando esses princípios gerais, cada um dos sistemas citados abaixo tem suas particularidades:
WeTransfer (https://wetransfer.com/)
Com este serviço online, você pode mandar uma pasta de arquivos grandes (o limite é de 2 GB) e guardá-la por até duas semanas. Além disso, é possível escolher até 20 contatos para mandar a mesma mensagem.O processo é muito simples: você deve acessar o site, clicar no botão “+” para escolher os arquivos desejados, selecionar os contatos e informar o seu email. Depois disso, basta clicar em “Transferir” e pronto — fácil, não é?
SendThisFile (http://www.sendthisfile.com/)
É a versão gratuita de um serviço criado para profissionais e empresas (pagos, mas com muito mais funções). É preciso primeiro registrar-se como usuário. O arquivo subido é apagado em três dias. Por outro lado, não limita a quantidade nem o tamanho dos arquivos e permite atá três descargas por arquivo. Como os outros, não permite enviar um arquivo a múltiplos destinatários - mas as versões pagas o permitem, a partir de US$ 2,50, e também protegem o material com encriptação de 128 bits SSL, entre outras possibilidades.
Send6 (https://www.send6.com/)
O SEND6 funciona como se fosse um serviço de email normal, mas sem a etapa de login. Você simplesmente informa o destino da mensagem, a sua conta e escreve um texto. Com isso feito, basta anexar os arquivos que você quiser — é possível mandar seis documentos de até 50 MB.Caso a capacidade deste recurso não seja suficiente para os arquivos que você deseja enviar, é possível comprar pacotes que aumentam o limite de tamanho dos anexos. Você pode conferir os serviços oferecidos clicando aqui.
Zenlok (https://my.zenlok.com/)
Com o Zenlok, você pode mandar emails com até 1 GB de arquivos anexados. A maneira de mandar a mensagem é bem parecida com a das alternativas anteriores, pois você somente precisa procurar os documentos desejados, colocar o remetente e o destinatário e, depois disso, clicar em “Send”, é claro.A diferença é que você pode adicionar contatos como CC e BCC, além de ser possível o uso de título e mensagens no corpo do email. E, se você estiver disposto a pagar 315 yens (cerca de R$ 8) por mês, há um plano que permite 1 TB de armazenamento no banco de dados do site.
fonte: tecmundo