CHESSTOOL PGN
O ChessTool PGN abre e grava partidas de xadrez em formato PGN. Reproduza movimentos dos seus jogadores favoritos, reviva jogadas clássicas e crie os seus próprios movimentos.
Se você escuta as palavras Linares, Biel ou Dortmund e pensa em xadrez, testar o ChessTool PGN é obrigatório. O programa permite reproduzir com exatidão partidas históricas no seu computador. Tudo em formato PGN.
Mais do que um aplicativo para jogar xadrez, o ChesTool PGN é um programa para aprender sobre o jogo. Você pode revisar e estudar partidas antigas, preparar movimentos novos ou aberturas diferentes.
Pal Benko, David Brostein, Viktor Bologan, Yuri Averbakh, Levon Aronian… As melhores partidas dos grandes mestres do xadrez internacional estão disponíveis para download no ChessTool PGN. Vá em File>Download e veja o conteúdo ordenado por eventos, campeonatos ou jogadores.
O ChessTool PGN permite inserir comentários sobre as partidas que podem ser muito úteis para compartilhar conhecimentos com os amigos. Se preferir assistir como público, o ChessTool PGN reproduz a partida completa de forma automática.
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ChessTool PGN é compatível com
PGN- Download de partidas clássicas
- Permite adicionar comentários
- Interface com design bem cuidado
sendo que as letras que indicam o nome das peças seguem a abreviatura em Inglês, ou seja: K - king (rei); Q - queen (dama); B - bishop (bispo); N - knight (cavalo); R - rook (torre); e P - pawn (peão). Além disso há um cabeçalho com dados da partida também padronizado, a fim de poder ser lidos por programas de visualização de partidas.
Como esta partida pode vir a ser carregada por um programa, é interessante observar que o roque deve ser registrado com a letra "O" (o maiúsculo) e não o número "0" (zero); as capturas ("x") e as capturas en-passant ("ep") devem ser obrigatoriamente informadas; se duas peças puderem fazer um mesmo lance, deverá ser informada a coluna de origem da peça que se está usando.
Veja um exemplo de partida em formato PGN:
[Event "World Championship"]
[Site "FIDE"]
[Date "2000.12.31"]
[Round "2"]
[White "Karpov, Anatoli"]
[Black "Kasparov, Garry"]
[Result "1/2"]
1. e4 e5 2. Nf3 *
"Event" contém o nome do torneio; "Site" indica seu local de realização; "Date" é a data da partida; "Round" contém o número do lance que está sendo executado; "White" indica quem joga de brancas e "Black" quem joga de pretas. O nome dos jogadores é descrito por sobrenome, nome. No campo "Result", 1-0 significa vitória das brancas, 0-1 significa vitória das pretas, e 1/2 significa empate. Logo abaixo do cabeçalho, o jogo é descrito com notação algébrica no idioma Inglês.A grande maioria dos programas de computador para xadrez reconhece este formato popular devido à sua facilidade de leitura até mesmo por editores de texto simples, tais como o Bloco de Notas do Windows ou o KEdit do Linux.
O formato PGN foi desenvolvido tendo-se em mente uma fácil leitura e escrita por parte do usuário e acessibilidade e gravação pelos computadores. Os movimentos das peças do xadrez são descritos por meio do sistema algébrico abreviado, adotado como o sistema de notação oficial pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE).
http://www.chesstoolpgn.es/
baixe agora http://chesstool-pgn.softonic.com.br OU www.soxadrez.com.br
Notação algébrica e descritiva de Xadrez de partidas de Xadrez
Uma partida de xadrez pode ser anotada por vários sistemas.
Através da notação, é possível jogar xadrez por correspondência, telefone, fax, e-mail, além de poder acompanhar todos os lances de partidas já jogadas.
Atualmente, o sistema oficial é o algébrico, que é bastante simples.
As oito linhas do tabuleiro são numeradas de 1 a 8, das brancas para as pretas.
As brancas ocupam inicialmente as linhas 1 e 2. As pretas, as linhas 8 e 7.
As oito colunas recebem letras minúsculas que vão de a a h, da esquerda para a direita em relação à posição das brancas.
Cada casa do tabuleiro recebe um endereço que é formado pela letra de sua coluna e o número de sua linha.
As peças recebem letras maiúsculas:
Rei =R
Dama =D
Torre =T
Bispo =B
Cavalo =C
A inicial P dos peões não é utilizada.
Para ler ou escrever um lance, indica-se a letra inicial da peça e o endereço da casa para onde ela vai.
Ex. Re2 (o rei vai para a casa e2), Db5 (a dama vai para a casa b5), Tf1
(a torre vai para a casa f1), Bg5 (o bispo vai para a casa g5). Em caso de capturas, o lance é anotado normalmente, colocando-se um x após a letra inicial da peça. Ex: Rxh2 (o rei captura em h2), Dxd8 (a dama captura em d8).
Para capturas feitas por peões indica-se a letra de sua coluna e o endereço da casa da peça capturada.
Ex: exd5 (o peão da coluna e captura a peça na casa d5), axb6 (o peão da coluna a captura na casa b6).
Quando duas peças iguais puderem se mover para a mesma casa, indica-se, após a inicial da peça a ser jogada, a letra da coluna, caso a outra peça esteja na mesma linha; ou, o número da linha, caso a outra peça esteja na mesma coluna.
No diagrama ao lado os dois cavalos brancos podem ir para a casa d2 . Neste caso, é necessário especificar qual dos cavalos vai ser movido:
Ex: Cbd2 (o cavalo da coluna b vai para a casa d2), Tac1 (a torre da coluna a vai para c1), T8d7 (a torre da oitava linha vai para d7).
O roque pequeno é indicado por O-O e o roque grande por O-O-O.
A promoção é indicada pelo sinal =. Ex: a1=D (o peão preto da coluna a chegou a primeira linha e foi promovido a dama. e8=T (o peão branco da coluna e chegou à oitava linha e foi promovido a torre).O xeque é indicado pelo sinal +. Ex: Bc4+ (o bispo vai para a casa c4 e dá xeque).
O xeque-mate é simbolizado por #. Ex: Df7# (a dama vai para a casa f7 e dá mate)
Sistema Descritivo
A notação descritiva dá a cada casa um nome e as peças recebem o nome de suas iniciais, incluindo o peão. É importante dizer que nessa notação o tabuleiro é dividido em duas partes ou "alas": uma do rei e outra da dama. As fileiras são numeradas a partir de cada jogador. Difere da notação algébrica porque nesta existia uma única ordem numérica (a partir das brancas). O nome da coluna e o número da fila indicam a casa para a qual a peça se moveu, sendo o lance das brancas designado numericamente do lado das brancas e o das pretas, da mesma forma, como já foi explicado anteriormente.
A grande diferença entre a notação algébrica e a descritiva é que algébrica, cada casa tem seu nome, e isso nunca muda, entretanto, na descritiva, para as brancas a casa tem um nome e para as negras ela tem outro. Outra diferença é que na notação descritiva só se escreve com letra maiúscula, ao contrário da notação algébrica.
Símbolos especiais
Os principais sinais especiais utilizados para a notação das partidas são os seguintes, conforme tabela abaixo:
Símbolo
Significado
Exemplo Comentários
# Mate
Tb8# Torre dá mate ao rei ao ser movida para a casa b8.
+ Xeque
De5+
Dama dá xeque ao rei ao ser movida para a casa e5.
x Captura
DxC
Dama toma cavalo.
e.p. Captura en passant
exd e.p.
Peão da coluna e toma peão da coluna d pela regra do en passant.
O-O Pequeno Roque
Roque efetuado na ala do rei.
O-O-O Grande Roque
Roque efetuado na ala da dama.
= Promoção
e8=D
Peão da coluna e alcança a oitava fileira e é promovido à dama.
Planilha de Notação, onde se encontra anotada uma partida entre Réti e Capablanca, por meio do sistema algébrico (Nova Iorque, 1924).
Há também uma outra classe de símbolos utilizados para comentar as partidas, conforme tabela abaixo:
Símbolo
Significado
! Bom lance.
!! Lance brilhante.
? Mau lance.
?? Lance péssimo.
!? Lance interessante.
?! Lance duvidoso.
± Vantagem branca.
+/= Ligeira vantagem branca.
+– Vantagem decisiva branca.
± invertido Vantagem negra.
=/+ Ligeira vantagem negra.
–+ Vantagem decisiva negra.
∞ Posição incerta.
fonte: https://www.tabuleirodexadrez.com.br/
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