http://pascalzimbr.blogspot.com/p/blog-page.htmlPascal Zim! é um ambiente de programação ideal para aqueles programadores que gostam de organização, facilidade e rapidez. Os diversos atalhos do teclado juntamente com a barra de ferramentas tornam o uso do compilador prático, com as principais opções ao alcance dos olhos.
A história da linguagem Pascal
Pascal é uma linguagem estruturada criada em 1970 pelo suíço Niklaus Wirth. Recebeu este nome em homenagem ao matemático Blaise Pascal. A linguagem em questão é muito bem estruturada, ideal para o ensino de linguagens e lógica de programação.
A linguagem Pascal deu origem a uma enorme gama de “dialetos”, podendo também ser considerada uma família de linguagens de programação. Grande parte do seu sucesso se deve a criação do Turbo Pascal. O primeiro compilador para a linguagem foi desenvolvido em Zurique em 1970, mesmo ano em que o primeiro compilador americano de Pascal foi lançado.
O uso do programa
A utilização do compilador Pascal Zim! é simplificada e sem complicações. Após baixar o arquivo ZIP, basta descompactar a pasta “pascalzim” para qualquer diretório do seu computador e executar o arquivo “PZIM”.
Duas janelas serão abertas: uma é o programa propriamente dito e a outra é uma janela de console do Windows na qual serão exibidos os resultados e impressões do programa por você desenvolvido.
A tela principal do programa, apesar de simples, é muito funcional. Conforme citado anteriormente, há uma barra de ferramentas com funções como recortar, colar, exibir janela em cascata ou lado a lado, etc. que, apesar de simples, ajudam muito na hora do sufoco.
Há ainda nessa barra atalhos para aplicativos do Windows como: calculadora, bloco de notas, navegador web, do MS-DOS e Windows Explorer. Isso sem contar as funções de compilar e executar direto ou ainda executar o programa no debug, o que ajuda muito para encontrar algum problema ou erro que esteja ocorrendo com o programa desenvolvido.
Para deixar o ambiente com um toque mais pessoal, Pascal Zim! permite o uso de três “temas”: Clássico, Dark Pascal ou Moderno. A única alteração que estes temas proporcionam é na cor de fundo na tela de edição, que pode ficar azul, preta ou branca. Tais temas estão acessível no menu “Janela”.
Leia mais em:
http://www.baixaki.com.br/download/pascal-zim-.htm#ixzz2EEgLusjfdor
+ compiladores pascal:
http://sourceforge.net/projects/freepascal/files/http://www.bloodshed.net/devpascal.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário