Algoritmo
Um algoritmo é formalmente uma seqüência finita de passos que levam a execução de uma
tarefa. Podemos pensar em algoritmo como uma receita, uma seqüência de instruções que dão
cabo de uma meta específica. Estas tarefas não podem ser redundantes nem subjetivas na sua
definição, devem ser claras e precisas.
Como exemplos de algoritmos podemos citar os algoritmos das operações básicas (adição,
multiplicação, divisão e subtração) de números reais decimais. Outros exemplos seriam os
manuais de aparelhos eletrônicos, como um videocassete, que explicam passo-a-passo como, por
exemplo, gravar um evento.
Até mesmo as coisas mais simples, podem ser descritas por seqüências lógicas. Por exemplo:
“Chupar uma bala”.
· Pegar a bala
· Retirar o papel
· Chupar a bala
· Jogar o papel no lixo
“Somar dois números quaisquer”.
· Escreva o primeiro número no retângulo A
· Escreva o segundo número no retângulo B
· Some o número do retângulo A com número do retângulo B e coloque o resultado no
retângulo C
Programas
Os programas de computadores nada mais são do que algoritmos escritos numa linguagem de
computador (Pascal, C, Cobol, Fortran, Visual Basic entre outras) e que são interpretados e
executados por uma máquina, no caso um computador. Notem que dada esta interpretação
rigorosa, um programa é por natureza muito específico e rígido em relação aos algoritmos da vida
real.
resumindo:
Algoritmo é formalmente uma sequência finita de passos que levam a execução de uma trefa. Podemos pensar em algoritmo como uma receita, uma sequência de instruções que dão cabo de uma meta específica. Estas tarefas não podem ser redundantes nem subjetivas na sua definição, devem ser claras e precisas. Como exemplos de algoritmos podemos citar os algoritmos das operações básicas (adição, multiplicação, divisão e subtração) de números reais decimais. outros exemplos seriam os manuais de aparelhos eletrônicos, que explicam passo a passo de como realizar um evento. até mesmo as coisas mais simples, podem ser descritas por sequencias lógicas.
fases de um algoritmo
a) definir qual é o problema
b) realizar um estudo da situação atual e verificar quais as formas de resolver o problema
c) terminada a fase de estudo, utilizar uma linguagem de programação para escrever o programa que deverá a princípio, resolver o problema.
d) analisar junto aos usuários se o problema foi resolvido.
programar um computador consiste em elaborar um conjunto finito de instruções, reconhecidas pela máquina de forma que o computador execute estas instruções.
conceituando: algoritmo consiste em um conjunto lógico e finito de ações (instruções) que resolvem um determinado problema.
Estrutura
ALGORITMO
INÍCIO
FIM
Em Pascal:
PROGRAM
BEGIN
END.
VARIÁVEL ==> uma variável é um espaço reservado na memória do computador para armazenar um tipo de dado determinado.
as variáveis devem receber nomes e um programa deve conter declarações que especificam de que tipo são e as vezes o seu valor inicial.
CONSTANTE ==> é um determinado valor fixo que não se modifica ao longo do tempo, durante a execução de um programa. conforme o tipo é classificada como numérica, lógica e literal.
variável é a representação simbólica dos elementos de um certo conjunto. cada variável corresponde a uma posição de memória, cujo contúdo pode ser alterado ao longo do tempo durante a execução de um programa, embora uma variável possa assumir diferentes valores, ela só pode armazenar um valor a cada instante ex.:
a + b + c = D
vamos atribuir a cada letra um valor: letra a vale 1, b vale 2 e c vale 3, logo D = 7.
1 + 2 + 3 + 1 = 7
a + b + c + 1 = D
Observe que nesse exemplo a,b,c são variáveis e o valor 1 é fixo, ou seja constante.
Pois o valor de D vai depender dos valores que vou atribuir as demais letras + 1 (constante).
formação de variáveis
não é permitido espaços em branco ou qualquer outro caracter que não seja letra ou dígito
se utilizar palavras para compor utilize o "_" underline para separar as palavras.
conteúdo de uma variável
dados - elementos conhecidos de um problema
informação - um conjunto estruturado de dados, transmitido conhecimento.
tipos de dados
existem três
tipos de dados:
. númericos
(inteiros ou reais)
. caracteres
. lógico
1.a) Inteiro
- toda e qualquer informação numérica
que pertença
ao conjunto dos números inteiros
(negativa,
nula ou positiva)
1.b) Real -
toda e qualquer informação númerica que
pertença ao
conjunto dos números reais (negativa,
nula, ou
positiva, inteiro ou fracionário).
2) Caractere
- são caracterizadas como tipos
caracteres,
as sequências contendo letras, números e
símbolos
especiais. Uma sequência de caracteres deve
ser indicada
entre aspas (""). Este tipo de dado é
também
conhecido como alfanumérico, string, literal
ou texto.
3) Lógico -
são caracterizados como tipos lógicos,
os dados com
valores verdadeiro e falso, sendo que
este tipo de
dado poderá representar apenas um dos
dois
valores. Ele é chamado por alguns de tipo
boleano,
devido a contribuição do filósofo e
matemáticio
ingles George Boole na área da lógica
matemática.
os dados de tipo lógico, poderão ser
apresentados
e delimitados pelo caractere ponto(.)
ou não:
falso, .f., verdadeiro ou .v.
Tipo
|
Exemplo | Basic (VB) | Pascal/Delphi | Java/C++ | |
Inteiro
|
2|45|100 | integer | integer | int | |
Real
|
2,456|101,19 | Single | Real | float | |
Caractere
|
String “A” | “4” | “Algoritmos” Byte | String Char | String Char | String Char | |
Lógico
|
Verdadeiro|Falso|.V.|.F.| | True/False | True/False | True/False |
Entendendo o algoritmo Pascal
o Pascal
exige que no momento que formos trabalhar
com
variáveis, indiquemos o tipo de informação que
uma variável
pode conter, isto é, se uma dada
posição de
memória armazenará um número ou uma letra
etc.
tem –se como
definição de variável tudo aquilo que é sujeito a variações. Variáveis são
espaços de memória que são alocados para armazenar informações. São necessárias
para armazenar valores que serão utilizados posteriormente. Por ex. em um
cálculo complexo, resultados intermediários podem ser armazenados e
posteriormente processados para se obter o resultado final.
Nomenclatura
e declaração das variáveis:
O nome de
uma variável faz referência ao endereço de memória onde essa variável se
encontra. Existem algumas regras para a utilização das variáveis:
·
Nome
de variável pode ter 1 ou mais caracteres
·
O
primeiro caractere de uma variável sempre deve ser uma letra
·
Nenhuma
variável pode ter espaço em branco em seu nome
·
Nenhum
nome de variável pode ser uma palavra reservada a uma instrução da linguagem
usada
·
Poderão
ser utilizados somente letras, números e sublinhado ( embora algumas linguagens
aceitem cedilha e acentuação)
·
Procure
sempre utilizar variáveis que tenham sentido (Mnemônicos). Ex: alt_homens ao
invés de x.
A declaração
de uma variável também depende da linguagem. A
variável X será declarada do tipo inteiro e a varíavel Y do tipo real.
Observe a
definição em cada linguagem:
Visual
Basic / Basic –
·
Dim X as integer
·
Dim Y as single
Pascal
/ Delphi -
·
X: integer;
·
Y: real;
Java
/ C++ -
·
Int X;
·
Float Y;
Nos
algoritmos, não será cobrada a distinção entre inteiro e real. Utilizaremos a
declaração das variáveis
simplesmente
como numérica, na forma apresentada abaixo:
·
variaveis
·
numerico a,b,c -> 1, 3, 5.4, 8.72, 0
·
caracter d -> a, b, teste, Juca
·
logico entra -> verdadeiro ou falso
tipos de dados em Pascal
o Pascal exige que no momento que formos trabalhar com variáveis, indiquemos o tipo de informação que uma variável pode conter, isto é, se uma dada posição de memória armazenará um número ou uma letra etc.
descrição - o que representa - bytes ocupados na memória
a- Inteiro (INTEGER): nº -32768 a 32767 2bytes
b- Real (REAL): nº 2.9 x 10 -39 a 1.7 x 1038 6bytes
c- Caracter (CHAR): caracter da tabela ASCII 1byte
d- Cadeia (STRING): conjunto de caracteres (CHAR) 1 a 255bytes
e- Lógica (BOOLEAN): valor lógico. assume apenas dois valores: TRUE(verdade) ou FALSE(falso) 1byte
f- WORD: nº de 0 a 65535 2bytes
g- BYTE: nº de 0 a 255 1byte
h- Shor Int: nº -128 a 128 1byte
i- LongInt: nº -2.147.483.648 a 2.147.483.648 4bytes
j- Single: nº 1.5 x 10 -45 a 3.4 x 1038 4bytes
l - Double: nº 5 x 10 -324 a 1.7 x 10308 8bytes
por ex. se você vai trabalhar com um campo de 200 caracteres você precisa declarar que aquele determinado campo vai receber até 200 caracteres.
para atribuir valor de uma variável em pascal utilizaremos o símbolo ": =" que significa recebe a informação armazenada no interior da variável
por ex.:
ALGORITMO Teste (PROGRAM Teste;)
VARIAVEIS (VAR)
Número: INTEIRO (Número: INTEGER;)
INICIO (BEGIN)
Número<- 10="10" mero:="10;)</font">->
FIM (END.)
descrição
- foi definido uma variável, a qual demos o nome de "Número", e informamos que esta variável, ou posição de memória, só poderá aceitar dados, que sejam numéricos e que estejam entre -32768 a +32767 ( tipo INTERGER).
- atribuímos a variável "Número" o valor 10.
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