Mais previsões: Tempo 25 dias
.......::data e hora::..ama a teu o próximo como a ti mesmo e faça a ele somente o que gostaria que te fizessem.::....... 00:00:00

Wikipedia

Resultados da pesquisa

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Jogue e divulgue o hábito de jogar – vale a pena!




Jogar é divertido, e quem joga sabe disso. Um jogo de tabuleiro ou de cartas proporciona bons momentos e uma relação entre as pessoas que outras formas de lazer como a televisão e o videogame não proporcionam.
Uma parte significativa do esforço de todos nós _ autores de jogos e apreciadores de jogos em geral _ deve ser dirigida, no meu modo de entender, à divulgação do hábito de jogar.
O mercado de jogos no Brasil é mais fraco que o mercado de jogos em outros países (Europa e Estados Unidos) entre outras razões porque jogar jogos de tabuleiro em família ou entre amigos não é um hábito que nós brasileiros costumemos cultivar. Ao contrário, a maioria das pessoas deixa de jogar esses jogos tão logo entra na adolescência. O mercado de jogos para adultos em nosso país é quase inexistente.
Ora, quanto mais as pessoas jogarem, mais os autores terão espaço para criar e mais títulos de boa qualidade poderão ser lançados. E para um público que tem o hábito de jogar, podem ser oferecidos jogos mais sofisticados.
Será que podemos fazer algo a respeito? Talvez não muito. Mas algumas pequenas coisas podem estar a nosso alcance:
Jogue em família: reservar uma noite por semana para jogar em família pode ser um bom programa. Há jogos suficientemente interessante para os adultos e que podem ser jogador também por crianças (Ex: jogos disponíveis no mercado como Banco Imobiliário, Can Can e Rummikub; jogos que você joga com material que deve ter em casa como Yatzi, Mexe-Mexe e Copas). Se possível, estude as regras antes de ensiná-las aos outros. As pessoas reagirão melhor do que se todos tiverem que aprender juntos do zero.
Jogue com os amigos: convidar amigos para jogar pode ser muito divertido. Dependendo do perfil das pessoas você pode escolher jogos diferentes. Podem ser jogos leves como os citados acima; jogos de conhecimento e interação (Ex: Perfil, Master, Imagem & Ação); e até jogos mais sofisticados, se todos forem jogadores experimentados e que gostam de jogos que exigem reflexão (Ex: Conquistadores, Interpol); podem também ser jogos que dá para jogar com material que você tem em casa (Ex: Dicionário, Quarenta e Dois, Espadas, Liar Dice). Se possível, estude as regras antes de ensiná-las aos outros.
Dê jogos de presente: quando você precisa dar um presente e não sabe o que dar, um jogo pode ser uma boa opção. As crianças e adolescentes provavelmente vão gostar. Já para um adulto, eu só daria um jogo se eu soubesse que se trata de alguém que tem o hábito de jogar ou que está começando a se reinteressar por jogos. Qualquer que seja o caso, procure dar jogos que você jogou e sabe que são bons, ou que tenham sido bem indicados por terceiros em quem você confie.
Divulgue os sites de jogos: recomende aos seus amigos o nosso site e outros sites de jogos que você tenha entre os seus preferidos. Pode ser uma boa maneira de introduzi-los ao mundo dos jogos.

A importância de jogar em família





Jogue com seus filhos. Você não vai se arrepender. O jogo, quando bem escolhido, tem a capacidade de reunir gerações diferentes em torno de uma mesma mesa, proporcionando momentos agradáveis e importantes. Além disso é um lazer relativamente barato, divertido e que exercita a mente.
Um aspecto dos jogos tem sido negligenciado. O jogo tem um potencial fantástico para agregar a família.
Observando amigos e parentes, notamos que pais e filhos tendem a se distanciar uns dos outros após certa idade, que coincide com o período da pré-adolescência. Os pais se vêem aliviados por terem um pouco mais de tempo livre para eles e as crianças por seu lado começam a ter atividades próprias e independentes. Mas as crianças continuam ávidas pela atenção dos pais e se ressentem desse afastamento. Com isso, elas começam a atormentar a vida dos pais com pedidos absurdos, demanda de atenção, exigências… Os pais ficam reclamando disso, que têm que carregar os filhos de lá para cá e que os filhos não dão retorno.
O encontro que poderia haver no momento de lazer, acaba não se fazendo. A programação de TV de interesse de um é diferente da de interesse do outro, os filmes de interesse de um são diferentes dos filmes de interesse do outro, os livros de interesse de um são diferentes dos livros de interesse do outro, etc. Se o pai tiver interesse em videogame ou se estimula atividades esportivas que possam ser realizadas em conjunto, talvez possa haver algum ponto de contato. Mas fora isso, há poucas atividades de lazer com interesse comum entre dois grupos tão distantes. E muitas vezes os únicos momentos de contato acabam sendo as refeições.
Mas aí é que está o ponto: os jogos têm um potencial fantástico para unir os dois grupos. Um potencial que está sendo negligenciado. Se você tomar essa iniciativa, provavelmente seu filho vai apreciar. Vai apreciar passar um momento de lazer com você, vai apreciar a atenção que você está lhe dando e vai apreciar a atividade em si. Por que então isso já não faz parte dos hábitos de qualquer família?
É curioso notar, por exemplo, como as mães costumam dar atenção às crianças pequenas, até quatro ou cinco anos. Elas se dispõem inclusive a sentar com a criança e jogar. Talvez porque acreditem que isso faz parte do seu dever de mãe, que isso estimula a criança e contribui para a sua formação, exercita sua inteligência, etc. Então elas têm muita disposição para ensinar os filhos a jogar o jogo da memória, a montar quebra cabeça… Mas depois disso, adeus jogos. Por quê?
É verdade que muitos dos jogos que estão no mercado não são adequados para promover essa relação. Freqüentemente, eles são jogos longos, o que afugenta os pais. Quando o pai se senta depois do jantar para jogar com o filho, quer um lazer de uma hora, não de três horas. E na sua memória, os jogos duravam horas. Você se lembra do Banco Imobiliário, do War e daquelas partidas intermináveis? É claro que se lembra.
Há jogos que atraem muitos adultos, como Master e Perfil. São jogos de conhecimento com regras muito simples e partidas que não são longas. Mas esses jogos, embora bons para se jogar entre adultos, não preenchem esse espaço. E não o preenchem porque não são capazes de juntar os dois grupos. A razão? A distância natural de nível cultural entre adultos e crianças, o que traz de cara um grande desequilíbrio no jogo: a criança não tem chance de ganhar.
De fato, não há no mercado uma grande oferta de jogos que sejam ao mesmo tempo interessantes para os pais, acessíveis a crianças a partir de 10 anos e com duração adequada ao lazer que se propõe.
Alguns títulos que eu indicaria ao pai que quiser iniciar um processo desses: 1. O clássico Detetive, que também é um jogo que atrai bastante o público feminino; 2. Ponto de Vista, um lançamento recente da Grow muito fácil de aprender e muito divertido; 3. Riquezas do Sultão, recentemente lançado pela Estrela, pelo qual advogo em causa própria, já que sou um dos autores, mas acho realmente que é um bom título para essa situação; 4. Interpol, caso o pai já tenha alguma familiaridade com jogos, pois esse é um pouco mais complexo que os outros e exigirá um pouco mais de dedicação do pai na hora de aprender a jogar.
Já para um pai que tenha poder aquisitivo para comprar jogos importados (o preço aqui pode chegar a 150 reais), o número de jogos que podem preencher essa função é muito grande. Se você está em São Paulo, não deixe de fazer uma visita à Ludus e leve seu filho. Trata-se de um bar de jogos, um local onde você pode se sentar e aprender a jogar uma série de jogos nacionais ou importados, podendo inclusive comprá-los. Nada de carteado, nem de jogo a dinheiro. É um bar onde você pode jogar o que há de mais moderno em jogos de tabuleiro. Se não souber por onde começar, os jogos do ano (premiados com o SDJ, o Oscar dos jogos) costumam ser uma boa referência.
Gostaria de ressaltar ainda que, além da integração familiar, jogar traz uma série de benefícios também para o adulto. É uma atividade intelectual, portanto que exercita o cérebro. Há estudos que mostram que jogar mantém o cérebro ativo. Isto é importante, principalmente após certa idade. Há muitas atividades que podem ter essa função e jogar é uma delas.
Há também um benefício econômico. Geralmente a gente pensa no jogo de tabuleiro como um produto caro, mas isso só enquanto desconsidera o uso que vai ter. Você chega numa loja, vê uma coisa que custa 50 reais, 60 reais, 100 reais, e acha que é uma coisa cara, por definição. Eu também acho caro. Para mim, qualquer coisa nesse valor é cara. Um livro de 100 reais, um vinho de 100 reais, uma calça de 100 reais, uma refeição de 100 reais, acho todos eles caros para se pagar.
Se eu pensar assim, o jogo é caro mesmo. Mas se eu levar em conta que o jogo vai ser jogado vinte ou cinqüenta vezes, que vai proporcionar grande diversão em diversas noites, fins-de-semana, que vai ser levado em viagens, se eu pensar nas horas de lazer, é um lazer muito barato. Um lazer do qual você pode dispor em casa.
Finalmente, um ponto não menos importante: jogar é divertido! Se você tiver o jogo adequado, jogar é divertido. E há jogos que podem proporcionar uma experiência agradável para adultos e crianças na mesma mesa. Isso é algo que os alemães compreendem como ninguém. Li uma vez, numa entrevista do Sid Sakson, algo mais ou menos assim: A Alemanha é o único país em que um pai considera que jogar com seus filhos faz parte de seus deveres. Não é à toa que os melhores jogos estejam vindo de lá. Mas você não precisa estar na Alemanha para sentar com seus filhos à mesa, tirar um jogo do armário e interagir, como pais e filhos deveriam interagir, em qualquer idade.

JOGAR É COISA DE CRIANÇA? Sim, mas de gente grande também!



A infância é o período da vida onde estamos em relação mais direta com o lúdico. Adoramos brincar e tudo é motivo para brincar. Geralmente a partir dos quatro, cinco ou seis anos de idade, a criança já é capaz de absorver um conjunto de regras, se for simples. Ela já tem paciência para se sentar diante de um tabuleiro e de esperar a sua vez de jogar. Ela lida mal com a frustração da derrota, mas pode aprender que isso é parte da brincadeira.
Mas aí as crianças crescem e algumas decidem que brincadeira é coisa do passado. Bobagem! O lúdico é atraente em qualquer idade, embora possa tomar formas muito diferentes.
Conheci uma senhora para quem era um grande desafio encaixar tudo o que queria comer dentro das regras do regime que seguia. Um senhor para quem era um jogo subir no vagão de metrô que na descida já lhe deixasse diante da saída da estação. Isso é jogo, isso é lúdico.
Jogar em torno de uma mesa é apenas fixar condições fictícias para um desafio coletivo divertido, seja ele baseado na destreza, capacidade de blefar, cálculo ou intuição.
Então, por que muitas pessoas deixam de jogar após certa idade? Por que algumas passam a jogar apenas um jogo, seja ele Xadrez ou Buraco?
Uma resposta possível é que os adultos são menos abertos a novas experiências, se comparados às crianças.
Outra resposta – e essa não tem fundamento! – é que muitos acham que jogo é coisa de criança. Mas isso é uma bobagem!
É claro que existem muitos jogos voltados às crianças e apenas suportáveis do ponto de vista do adulto. Mas é grande o número de jogos que pode interessar até mais adultos que crianças.
Ninguém duvidaria disso se falássemos de jogos tradicionais como o Xadrez ou o Go. Igualmente se falássemos de jogos de cartas tão populares como o Buraco, o Bridge ou o Pôquer. Mas e os jogos ditos modernos? Quer dizer, os jogos vendidos em lojas?
É verdade que boa parte deles é voltada a crianças. Mas muitos não são. Atualmente, os melhores títulos para adultos vêm da Alemanha, mas já se vê um alargamento de suas fronteiras lúdicas e a participação crescente de autores americanos, franceses, italianos e até brasileiros.
E então? Quer jogar? Separe uma noite na semana, chame seus amigos ou junte a família e vamos lá! Escolha bem o jogo antes de comprar, leia sobre ele neste site ou em outro. Já com o jogo em mãos, aprenda as regras, para poder ensiná-las com mais rapidez aos outros. Você vai ver, a experiência vai valer a pena. Depois que jogar um, vai querer mais. É um lazer barato, pois um jogo permite noites e noites de diversão. É além de tudo, um lazer inteligente, que exercita a mente e traz bons momentos de interação com quem a gente gosta.

Jogos de Tabuleiro e Interação


Os jogos de tabueiro tem algo de insubstituível: relação humana.
Há alguns anos, os jogos de tabuleiro faziam parte da diversão de toda criança. Hoje, a televisão e o videogame ocuparam boa parte do espaço antes destinado a eles.
É verdade que os jogos de computador e videogame oferecem recursos que os de tabuleiro não oferecem. E que frequentemente podem ser mais envolventes do que eles.
Mas há um aspecto dos jogos tradicionais que não foi substituído: a interação com os demais jogadores.
Interação com os demais jogadores significa diversão. Quando você joga um jogo de tabuleiro com os seus amigos, boa parte da farra está na interação. Um atacando o outro, o outro revidando, uma aliança com um terceiro, a gargalhada quando aquele que estava ganhando é passado para trás. Você assume um papel, uma postura, que não são os seus na vida cotidiana. Isso tudo além das brincadeiras, conversas paralelas, etc.
Interação com os demais jogadores também significa bons momentos com a família. Muitos jogos de tabuleiro podem ser jogados por crianças mas também servem aos adultos. E não é sempre que uma família tem oportunidade de se reunir numa mesma atividade, passar bons momentos em conjunto.
As relações humanas tornam-se cada vez mais raras. E todos sentem falta disso, ainda que não se dêem conta. Não deve ser sem motivo que nos Estados Unidos os jogos de tabuleiro tenham tidos nos últimos anos um crescimento de mercado bem maior do que os jogos de computador. E que na Europa a produção de jogos e a variedade de novos títulos seja realmente impressionante. Será que no Brasil passaremos por algo semelhante? É difícil dizer. Mas não há dúvida de que seria muito saudável se uma parte do tempo que hoje dedicamos à TV, ao videogame e ao computador fossem transferidos para atividades onde as relações humanas são privilegiadas, tais como os jogos de tabuleiro.


Monopoly / Banco Imobiliário – Uma história de sucesso?
O Monopoly é o jogo mais vendido no mundo. Já foi traduzido para mais de 25 línguas e é distribuído em pelo menos 80 países. Estima-se que 500 milhões de pessoas já o tenham jogado. A Estrela publicou esse jogo no Brasil, na década de 60, com o nome Banco Imobiliário. Mas qual a história desse sucesso?
Em 1934 Charles B. Darrow, americano da Pensilvânia, mostrou o jogo aos executivos da Parker Brothers. Mas o jogo foi rejeitado por conter “52 erros específicos”. Darrow, desempregado naquela época de recessão, decidiu produzir o jogo sozinho.
Com a ajuda de um amigo, Darrow vendeu 5.000 unidades feitas à mão para lojas de departamentos da Filadélfia, Boston e Nova York. As pessoas adoraram o jogo e a demanda cresceu rapidamente, ao ponto que Darrow não podia mais supri-la. Mas o sucesso instantâneo fez com que a Parker Brothers revisse sua posição e lançasse o jogo em 1935. Darrow tornou-se multi-milionário.
Mas na verdade, ele não levou à Parker Brothers uma idéia original. Um jogo muito parecido havia sido patenteado por Lizzie J. Magie em 1904, com o nome de The Landlord’s Game.
A diferença principal é que no jogo de Magie, o conceito básico era o de mostrar como os monopólios são injustos e como as cobranças de aluguel por grandes proprietários inescrupulosos podiam ser exorbitantes. Irônico, não?
A maior contribuição de Darrow foi a proposta de um novo design para o tabuleiro, que praticamente se mantém até hoje.
CURIOSIDADES – sobre o Monopoly
Estima-se que 500 milhões de jogadores já tenham jogado Monopoly (versão original americana do Banco Imobiliário) desde seu lançamento em 1935.
O jogo já foi publicado em mais de 25 línguas e é vendido em 80 países ao redor do mundo.
A partida mais longa de Monopoly jogada de cabeça para baixo – SIM, de cabeça para baixo! – durou 36 horas.
primeira página da patente de Carles Darrow
A HISTÓRIA DO CLUEDO (DETETIVE)

Anthony E. Pratt era um funcionário aposentado da procuradoria quando teve a idéia do jogo em 1944. Em 1946, após tê-la desenvolvido, foi à Waddington’s Games, em Leeds (Inglaterra) para discutir as possibilidades de sua fabricação.Norman Watson, diretor da Waddington’s na época, logo reconheceu no jogo um sucesso potencial. No entanto, devido à escassez de alguns materiais no pós-guerra, o jogo só pode ser lançado em 1949. O design do tabuleiro havia sido proposto pelo próprio Sr. Pratt, um pintor amador.
O jogo não se tornou um best-seller de imediato. Sua explosão ocorreu dez anos depois, com a publicação em vários países.
Hoje, o jogo é vendido em mais de 40 países, dos Estados Unidos à Suécia, do Brasil à Nova Zelândia. A Parker Brothers obteve os direitos para os E.U.A. ainda em 1949, comercializando-o com o nome Clue. O jogo se tornou um dos clássicos favoritos dos Estados Unidos, assim como da Europa e do Brasil, onde é fabricado pela Estrela desde a década de 80.
No jogo, os participantes assumem o papel de detetives amadores, tentando descobrir quem matou o Sr. Pessoa, com que objeto e em que lugar. A ação se passa na mansão do próprio Sr. Pessoa e os jogadores se deslocam de aposento em aposento, tentando recolher pistas e fazer deduções.

fonte: www.ludomania.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ferramentas para agilizar o Home Office

Ferramentas para agilizar o Home Office          github.com/raidermx Crie seu ambiente para tornar seu trabalho mais produtivo, melhor...

Postagens do blog

Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) de Banda Larga - Anatel

Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) de Banda Larga - Anatel
Meça a qualidade da sua conexão

Marcadores

Minha lista de blogs

Chess Tempo

Jogue Xadrez Online

LinuxMagazine

LinuxMagazine
Revista do Linux

FreeBSD

FreeBSD
FreeBSD é um sistema operacional usado para alimentar servidores, desktops e plataformas embarcadas modernos. Uma grande comunidade o desenvolveu continuamente por mais de trinta anos. Seus recursos avançados de rede, segurança e armazenamento tornaram o FreeBSD a plataforma de escolha para muitos dos sites mais ocupados e dispositivos de armazenamento e rede incorporados mais difundidos.

Truenas

Truenas
TrueNAS é um Network Attached Storage (NAS) software que compartilha e protege dados contra ameaças modernas, como ransomware e malware. O TrueNAS torna mais fácil para usuários e dispositivos clientes acessarem dados compartilhados por meio de praticamente qualquer protocolo de compartilhamento.

GhostBSD

GhostBSD
O GhostBSD fornece um sistema operacional simples orientado para desktop baseado no FreeBSD com pacotes MATE e OS para simplicidade. Além disso, o GhostBSD possui uma seleção de softwares comumente usados ​​pré-instalados para facilitar sua jornada de computação.

MidnightBSD

MidnightBSD
MidnightBSD é um sistema operacional derivado do BSD desenvolvido com usuários de desktop em mente. Inclui todo o software que você espera para suas tarefas diárias - e-mail, navegação na web, processamento de texto, jogos e muito mais.

OpenBSD

OpenBSD
O projeto OpenBSD produz um sistema operacional semelhante ao UNIX, baseado no 4.4BSD multiplataforma GRÁTIS . Nossos esforços enfatizam a portabilidade, padronização, correção, segurança proativa e criptografia integrada . Como um exemplo do efeito que o OpenBSD tem, o popular software OpenSSH vem do OpenBSD.

NetBSD

NetBSD
O NetBSD é um sistema operacional de código aberto semelhante ao Unix, gratuito, rápido, seguro e altamente portátil. Ele está disponível para uma ampla gama de plataformas, desde servidores de grande escala e poderosos sistemas de desktop até dispositivos portáteis e incorporados.

PFsense

PFsense
Redes seguras começam aqui. ™ Com milhares de empresas usando o software pfSense®, ele está se tornando rapidamente a solução de segurança de rede de código aberto mais confiável do mundo.

DragonFly BSD

DragonFly BSD
O DragonFly pertence à mesma classe de sistemas operacionais de outros sistemas derivados de BSD e Linux. Ele é baseado nos mesmos ideais e APIs do UNIX e compartilha o código ancestral com outros sistemas operacionais BSD. O DragonFly oferece uma oportunidade para a base do BSD crescer em uma direção totalmente diferente daquela adotada nas séries FreeBSD, NetBSD e OpenBSD.

OpenIndiana

OpenIndiana
OpenIndiana é um sistema operacional de computador Unix-like lançado como software livre e open source. É uma bifurcação do OpenSolaris, que após sua descontinuação do projeto pela Oracle visa continuar o desenvolvimento da distribuição da base de código binária OpenSolaris. O projeto opera sob a égide da Illumos Foundation. O objetivo declarado do projeto é para se tornar a distribuição OpenSolaris de fato instalado em servidores de produção, onde segurança e correções de bugs são requeridas gratuitamente".

ReactOS

ReactOS
ReactOS é um sistema livre de 1996 com licença GNU GPL, da fundação ReactOS, para computadores pessoais, com o objetivo de, compatibilidade de código binário com programas e controladores de dispositivos

Oracle Solaris

Oracle Solaris
Oracle Solaris é o melhor sistema operacional corporativo para banco de dados Oracle e aplicativos Java. Aprimoramentos focados em CPU, memória, sistema de arquivos, E / S, rede e segurança fornecem o melhor banco de dados, middleware e desempenho de aplicativos para cargas de trabalho Oracle.

DistroWatch.com

DistroWatch.com
DistroWatch é um site da internet mantido por Ladislav Bodnar e ativo desde 2001. Trata-se de um observatório das distribuições Linux e BSD. O sítio informa sobre novas distribuições, atualizações, lançamentos, resenhas e notícias sobre distribuições Linux.

libreCMC

libreCMC
libreCMC é uma distribuição GNU/Linux embarcada para dispositivos com recursos bastante limitados. Apensar de ser projetada para roteadores, ela oferece suporte a vários dispositivos e usos. Em 2015, LibreWRT se juntou ao libreCMC.

ProteanOS

ProteanOS
ProteanOS é uma distribuição nova, pequena e rápida para dispositivos embarcados. Os recursos de configuração de plataforma permitem que pacotes binários sejam configurados em tempo de compilação e de execução para hardwares e casos de uso diferentes.

MAMP

MAMP
O MAMP é um software que permite você rodar um servidor local com suporte a PHP e MySQL.Por isso, instalar o MAMP no Windows é uma excelente opção para quem deseja desenvolver sites em WordPress em seu próprio computador.. Dessa forma, não há a necessidade de contratar uma hospedagem durante o período de desenvolvimento do site.

WampServer

WampServer
WampServer (mais conhecido WAMP) é um software que efetua a instalação automática de um conjunto de softwares no computador, de modo a facilitar a configuração de um software interpretador de scripts local e um banco de dados no sistema Windows. Conjunto desenvolvido pela PHP Team sob licença GNU General Public License.

XAMPP

XAMPP
XAMPP é um pacote com os principais servidores de código aberto do mercado, incluindo FTP, banco de dados MySQL e Apache com suporte as linguagens PHP e Perl. De plataforma, software livre, que consiste principalmente na base de dados MySQL, o qual foi substituído pelo MariaDB(embora ainda seja utilizado MySql em algumas versões)[1], o servidor web Apache e os interpretadores para linguagens de script: PHP e Perl,além de um cliente FTP. O nome provem da abreviação de X (para qualquer dos diferentes sistemas operativos), Apache, MariaDB, PHP, Perl. É um método que torna extremamente fácil para os desenvolvedores a criar um servidor web local para fins de teste.[2] O programa está liberado sob a licença GNU e atua como um servidor web livre, fácil de usar e capaz de interpretar páginas dinâmicas. Atualmente XAMPP está disponível para Microsoft Windows, GNU/Linux, Solaris, e MacOS X.

Nginx

Nginx
Nginx (lê-se "engine x") é um servidor leve de HTTP, proxy reverso, proxy de e-mail IMAP/POP3, feito por Igor Sysoev em 2005, sob licença BSD-like 2-clause. O Nginx consome menos memória que o Apache, pois lida com requisições Web do tipo “event-based web server”; e o Apache é baseado no “process-based server”, podendo trabalhar juntos. É possível diminuir o consumo de memória do Apache, passando as requisições Web primeiro no Nginx, assim, o Apache não precisa servir arquivos estáticos, e pode depender do bom controle de cache feito pelo Nginx.

Servidor Apache

Servidor Apache
O Servidor HTTP Apache ou Servidor Apache ou HTTP Daemon Apache ou somente Apache, é o servidor web livre criado em 1995 por Rob McCool.

PHP

PHP
PHP (um acrônimo recursivo para "PHP: Hypertext Preprocessor", originalmente Personal Home Page) é uma linguagem interpretada livre, usada originalmente apenas para o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web.[3] Figura entre as primeiras linguagens passíveis de inserção em documentos HTML, dispensando em muitos casos o uso de arquivos externos para eventuais processamentos de dados. O código é interpretado no lado do servidor pelo módulo PHP, que também gera a página web a ser visualizada no lado do cliente. A linguagem evoluiu, passou a oferecer funcionalidades em linha de comando, e além disso, ganhou características adicionais, que possibilitaram usos adicionais do PHP, não relacionados a web sites. É possível instalar o PHP na maioria dos sistemas operacionais, gratuitamente. Concorrente direto da tecnologia ASP pertencente à Microsoft, o PHP é utilizado em aplicações como o MediaWiki, Facebook, Drupal, Joomla!, WordPress, Magento e o Oscommerce. Criado por Rasmus Lerdorf em 1995, o PHP tem a produção de sua implementação principal, referência formal da linguagem, mantida por uma organização chamada The PHP Group. O PHP é software livre, licenciado sob a PHP License, uma licença incompatível com a GNU General Public License (GPL) devido a restrições no uso do termo PHP.

phpMyAdmin

phpMyAdmin
phpMyAdmin é um aplicativo web livre e de código aberto desenvolvido em PHP para administração do MySQL pela Internet. A partir deste sistema é possível criar e remover bases de dados, criar, remover e alterar tabelas, inserir, remover e editar campos, executar códigos SQL e manipular campos chaves. O phpMyAdmin é muito utilizado por programadores web que muitas vezes necessitam manipular bases de dados. Normalmente, o phpMyAdmin é tratado como uma ferramenta obrigatória em quase todas as hospedagens da web, além de pacotes off-line, como o WAMPServer, XAMPP, EasyPHP e PHP Triad.

MariaDB

MariaDB
MariaDB é um SGDB que surgiu como fork do MySQL, criado pelo próprio fundador do projeto após sua aquisição pela Oracle.

MongoDB

MongoDB
MongoDB é um software de banco de dados orientado a documentos livre, de código aberto e multiplataforma, escrito na linguagem C++. Classificado como um programa de banco de dados NoSQL, o MongoDB usa documentos semelhantes a JSON com esquemas.

PostgreSQL

PostgreSQL
PostgreSQL é um sistema gerenciador de banco de dados objeto relacional, desenvolvido como projeto de código aberto.

SQLite

SQLite
SQLite é uma biblioteca em linguagem C que implementa um banco de dados SQL embutido. Programas que usam a biblioteca SQLite podem ter acesso a banco de dados SQL sem executar um processo SGBD separado.

MySQL

MySQL
O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface. É atualmente um dos sistemas de gerenciamento de bancos de dados mais populares da Oracle Corporation, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.

SQL server

SQL server
O Microsoft SQL Server é um sistema gerenciador de Banco de dados relacional (SGBD) desenvolvido pela Sybase em parceria com a Microsoft. Esta parceria durou até 1994, com o lançamento da versão para Windows NT e desde então a Microsoft mantém a manutenção do produto.

Simplenote

Simplenote
um bloco de notas simples para sincronizar em todos os dispositivos.

virt-manager

virt-manager
O aplicativo virt-manager é uma interface de usuário de desktop para gerenciar máquinas virtuais por meio de libvirt. Ele visa principalmente VMs KVM, mas também gerencia Xen e LXC (contêineres Linux). Ele apresenta uma visão resumida dos domínios em execução, seu desempenho ao vivo e estatísticas de utilização de recursos. Assistentes permitem a criação de novos domínios e configuração e ajuste da alocação de recursos e hardware virtual de um domínio. Um visualizador de cliente VNC e SPICE embutido apresenta um console gráfico completo para o domínio convidado.

Docker

Docker
Docker é um software contêiner da empresa Docker, Inc, que fornece uma camada de abstração e automação para virtualização de sistema operacional no Windows e no Linux

Proxmox

Proxmox
Proxmox VE é um software completo de gestão de virtualização de servidor de código aberto. É baseado em virtualização KVM e virtualização baseada em contêiner e gerencia máquinas virtuais KVM, contêineres Linux (LXC), armazenamento, redes virtuais e clusters de alta disponibilidade.

VirtualBox

VirtualBox
VirtualBox é um software de virtualização desenvolvido pela empresa Innotek depois comprado pela Sun Microsystems que posteriormente foi comprada pela Oracle que, como o VMware Workstation, visa criar ambientes para instalação de sistemas distintos.

VMware Workstation Player

VMware Workstation Player
VMware Workstation Player, antigo VMware Player, é um pacote de software de virtualização para computadores x64 que executam o Microsoft Windows ou Linux, fornecido gratuitamente pela VMware, Inc.

Vagrant

Vagrant
Vagrant é um software de código aberto para criar e manter ambientes de desenvolvimento virtuais portáteis, utilizando VirtualBox, KVM, Hyper-V, Docker containers, VMware, e AWS. Ele tenta simplificar a gerência de configuração de software das virtualizações para aumentar a produtividade do desenvolvimento.

Syncthing

Syncthing
Syncthing é um programa de sincronização contínua de arquivos . Ele sincroniza arquivos entre dois ou mais computadores em tempo real, protegido com segurança de olhares indiscretos. Seus dados são apenas seus e você merece escolher onde eles serão armazenados, se serão compartilhados com terceiros e como serão transmitidos pela internet.

Webmin

Webmin
Webmin é um programa de gestão de servidor, que corre em plataformas Unix. Com ele, também pode usar o Usermin e o Virtualmin. O Webmin funciona como um centralizador de configurações de sistema, monitorização dos serviços e de servidores, fornecendo uma interface amigável, e que quando configurado com um servidor web, pode ser acedido de qualquer local, através de um navegador: https:\. Exemplo: https:\\172.168.5.12:10000

Cockpit

Cockpit
Cockpit é uma ferramenta opensource que permite administrar, em tempo real, sistemas Linux diretamente pelo navegador. Ela se torna uma excelente alternativa para Webmin e Ajenti, ferramentas já conhecidas pelos administradores de sistemas Linux. Com interface minimalista e facilidade para usar, além do suporte em monitorar múltiplos sistema simultaneamente, essa ferramenta promete consagrar-se no quesito monitoramento de sistemas Linux.

Zabbix

Zabbix
O Zabbix é uma ferramenta de monitoramento de redes, servidores e serviços, pensada para monitorar a disponibilidade, experiência de usuário e qualidade de serviços.

Bacula

Bacula
O Bacula é um conjunto de programas de computador de código aberto que permitem o gerenciamento de backups, restaurações e verificação de dados através de uma rede de computadores de diversos tipos. É relativamente fácil de usar e muito eficiente, enquanto oferece muitas funcionalidades avançadas de gerenciamento de armazenamento, as quais facilitam a encontrar e recuperar arquivos perdidos ou corrompidos.[1] Com ele é possível fazer backup remotamente de Linux, Solaris, FreeBSD, NetBSD, Windows, Mac OS X, OpenBSD, HP-UX, Tru64, AIX e IRIX.

FastCopy

FastCopy
O FastCopy é uma ferramenta avançada de gerenciamento de arquivos que permite copiar e transferir arquivos mais rapidamente que o Windows Explorer.

Aomei Backupper

Aomei Backupper
Faça backup, sincronização, restaure e clone seu sistema Windows, dados cruciais e aplicativos necessários com o mais simples provedor de serviços de backup.

Cobian Backup

Cobian Backup
Cobian Backup é um programa de backup de arquivos que pode ser usado para fazer backups automáticos de seus diretórios e arquivos. O Cobian Backup pode ser executado como um serviço ou como um aplicativo normal. Ele pode fazer backup em algum outro local no mesmo computador, na rede e até mesmo em um servidor FTP. O programa suporta compressão e criptografia. Cobian Reflector é o novato na família Cobian Backup, embora seja um programa totalmente novo. O Cobian Reflector é totalmente baseado em .NET. Além de todos os recursos do último Cobian Backup, possui suporte para transferências SFTP, é independente de DPI devido ao uso de gráficos vetoriais e Windows Presentation Foundation, e também se comporta como um programa de 64 bits em sistemas de 64 bits e como um programa de 32 bits em sistemas de 32 bits.

Duplicacy

Duplicacy
O Duplicacy vem com uma GUI baseada na web recém-projetada que não é apenas artisticamente atraente, mas também funcionalmente poderosa. Com apenas alguns cliques, você pode facilmente configurar backup, copiar, verificar e podar trabalhos que protegerão seus dados de forma confiável, enquanto fazem o uso mais eficiente de seu espaço de armazenamento.

Duplicati

Duplicati
O Duplicati é um cliente de backup gratuito, de código aberto, que armazena de forma segura cópias de segurança compactadas, incrementadas e incrementadas em serviços de armazenamento em nuvem e servidores de arquivos remotos. Funciona com:Amazon S3, OneDrive, Google Drive, Rackspace Cloud Files, HubiC, Backblaze (B2), Amazon Cloud Drive (AmzCD), Swift / OpenStack, WebDAV, SSH (SFTP), FTP e muito mais! Duplicati está licenciado sob LGPL e disponível para Windows, OSX e Linux (.NET 4.5+ ou Mono necessário).

Cyberduck - backup na nuvem.

Cyberduck - backup na nuvem.
O Cyberduck é um cliente gráfico livre de código aberto de FTP, SFTP, WebDAV e Amazon S3 para Mac OS X licenciado sobre GPL.[2] Ele suporta Ftp://TLS (FTP secured over SSL/TLS), usar AUTH TLS bem como o upload e download pelo método de arrastar-e-soltar e é habilitado para sincronizar arquivos e diretórios. Ainda é possível abrir editores de textos externos. Conta também com uma interface gráfica bem fácil de usar. Há disponível na página do Cyberduck um widget para o dashboard do Mac OS X.[2] Suporta o idioma Português. O programa existe desde 2003[1](usando Cocoa) e é escrito por David V. Kocher. O projeto é hospedado pela Universidade de Zurique, na Suíça.

Scribus

Scribus
Scribus é um programa gratuito de editoração eletrônica para sistemas Linux , Unix , macOS , OS/2 , Haiku e Windows licenciado sob a GNU General Public License .

ZfsOnLinux

ZfsOnLinux
O ZFS é um sistema de arquivos e gerenciador de volumes lógicos combinados projetado pela Sun Microsystems. Os recursos do ZFS incluem proteção contra corrupção de dados, suporte para altas capacidades de armazenamento, compactação de dados eficiente, integração dos conceitos de sistema de arquivos e gerenciamento de volume, instantâneos e clones de cópia em gravação, verificação de integridade contínua e reparo automático, RAID-Z e ACLs NFSv4 nativas.

Chess.com

Chess.com
Jogue Xadrez de Graça no Site nº 1!

Chess Tempo

Chess Tempo
Treine. Estude. Jogue. Aperfeiçoe seu Xadrez!

Chess24

Chess24
Jogue, aprenda e assista torneios ao vivo

Lichess

Lichess
Jogue e aprenda xadrez gratuitamente.

IXC - Internet Xadrez Clube

IXC - Internet Xadrez Clube
O IXC é um servidor de Xadrez Nacional que Valoriza e investe no que é nosso apoiando eventos, clubes, entidades, jovens, estudantes, professores e profissionais de Xadrez em nosso país.

balenaEtcher

balenaEtcher
copie suas .isos no pendrive.

Rufus

Rufus
Programa para criar pendrive bootável.

Google Drive

Google Drive
Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos que foi apresentado pela Google em 24 de abril de 2012.[1][2] Google Drive abriga agora o Google Docs, um leque de aplicações de produtividade, que oferece a edição de documentos, folhas de cálculo, apresentações, e muito mais. O Google Drive é considerado uma "evolução natural" do Google Docs (uma vez ativado substitui a URL docs.google.com por drive.google.com). Rumores sobre o Google Drive começaram a circular no início de março de 2006.[3] Com o lançamento do Google Drive, o Google aumentou o espaço de armazenamento do Gmail para 15 GB.

Mega sync

Mega sync
Mega é um serviço de armazenamento em nuvem e hospedagem de arquivos. O site foi lançado em 19 de janeiro de 2013 para coincidir com o aniversário de um ano do término do seu antecessor

Dropbox

Dropbox
Dropbox é um serviço para armazenamento e partilha de arquivos. É baseado no conceito de "computação em nuvem" ("cloud computing"). Ele pertence ao Dropbox Inc., sediada em San Francisco, Califórnia, EUA.

Onedrive

Onedrive
Um só lugar para tudo na sua vida. Armazene e compartilhe facilmente suas fotos, vídeos, documentos e muito mais - em qualquer lugar e em qualquer dispositivo, gratuitamente.

Media Fire

Media Fire
Media Fire é um serviço de hospedagem de arquivos ou um disco virtual criado em 2005, localizado no Condado de Harris, Texas, nos Estados Unidos. O registo é opcional, e gratuito.

pCloud

pCloud
pCloud é o armazenamento em nuvem criptografado mais seguro, onde você pode armazenar seus arquivos pessoais ou fazer backup de seu PC ou compartilhar seus documentos de negócios com sua equipe!

pCloud Transfer

pCloud Transfer
O pCloud Transfer é uma ótima solução para quem busca um serviço gratuito para transferência de arquivos grandes. O limite de 5 GB é mais do que suficiente para pequenos trabalhos e o envio é muito rápido e fácil, nem mesmo é necessário fazer um registro para isso. A interface é autoexplicativa e basta preencher os dados.

WeTransfer

WeTransfer
WeTransfer é um serviço online que possibilita aos usuários compartilharem arquivos de até 2 Gb, gratuitamente
Powered By Blogger

Visual Studio

Visual Studio
Microsoft Visual Studio é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) da Microsoft para desenvolvimento de software especialmente dedicado ao .NET Framework e às linguagens Visual Basic (VB), C, C++, C# (C Sharp) e F# (F Sharp). Também é um produto de desenvolvimento na área web, usando a plataforma do ASP.NET, como websites, aplicativos web, serviços web e aplicativos móveis.

Delphi Community Edition

Delphi Community Edition
IDE Delphi grátis e completo para criar de aplicativos nativos para várias plataformas.Compartilhado gratuitamente com nossa comunidade de desenvolvedores autônomos, startups, estudantes e organizações sem fins lucrativos, o Delphi Community Edition é um IDE com todos os recursos para desenvolvimento de aplicativos iOS, Android, Windows e macOS a partir de uma única base de códigos Delphi (licença de uso comercial limitado). O Delphi Community Edition inclui um editor de códigos, eficientes ferramentas de depuração, acesso integrado e bancos de dados locais populares com dados em tempo real no momento do design, recursos de Bluetooth e IoT e um designer visual de interface de usuário com suporte para pixels perfeitos e estilo específico de plataforma.

Anaconda

Anaconda
Tecnologia de ciência de dados para pesquisa inovadora.uma vantagem competitiva.Um mundo melhor. O Anaconda oferece a maneira mais fácil de realizar ciência de dados Python/R e aprendizado de máquina em uma única máquina. Comece a trabalhar com milhares de pacotes e bibliotecas de código aberto hoje mesmo.

Jetbrains

Jetbrains
Ferramentas essenciais para desenvolvedores e equipes de software

Python

Python
Automatize suas tarefas, e acelere seus trabalhos diários.

Office365

Office365
Download Office365

Autodesk

Autodesk
Ferramentas de desenhos parametrizados

Solidworks

Solidworks
O SolidWorks é um software de CAD 3D (Computer-Aided Design) desenvolvido inicialmente pela SolidWorks Corporation que funciona no sistema operativo Windows.

ANSYS

ANSYS
ANSYS, Inc. é um desenvolvedor de programas de simulação para engenharia sediado em Canonsburg, Pensilvânia, Estados Unidos. A companhia foi fundada em 1970 por John A. Swanson, e denominada originalmente Swanson Analysis Systems, Inc.

MATLAB

MATLAB
MATLAB (MATrix LABoratory) trata-se de um software interativo de alta performance voltado para o cálculo numérico. O MATLAB integra análise numérica, cálculo com matrizes, processamento de sinais e construção de gráficos em ambiente fácil de usar onde problemas e soluções são expressos somente como eles são escritos matematicamente, ao contrário da programação tradicional.

OnlyOffice

OnlyOffice
OnlyOffice é um programa útil que pode criar documentos e editar todos os tipos de arquivos salvos em sua plataforma e sincronizar com serviços de terceiros, como Dropbox, Google Drive e outros. OnlyOffice possui uma interface muito intuitiva. Basta instalar o programa para começar a criar documentos, tabelas ou apresentações.

7-Zip

7-Zip
7-Zip é um compactador de arquivos de código aberto para o sistema operacional Microsoft Windows e Linux. O programa, desenvolvido por Igor Pavlov, é distribuído sobre a licença GNU LGPL, e compete diretamente com os programas de código-fechado WinZip e WinRAR. Atualmente o formato 7z, o principal formato de compactação do programa, é o que leva maior taxa de compactação, ganhando inclusive do formato RAR

Bitwarden

Bitwarden
O Bitwarden é um serviço de gerenciamento de senhas gratuito e de código aberto que armazena informações confidenciais, como credenciais do site, em um cofre criptografado.

Xmind

Xmind
mapas mentais

Gimp

Gimp
Editor Profissional de Imagens grátis. GIMP é um programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens raster, e em menor escala também para desenho vetorial.

Inkscape

Inkscape
Editor de Imagens Vetoriais grátis. Inkscape é um software livre para editoração eletrônica de imagens e documentos vetoriais, com base numa versão mais avançada do antigo Sodipodi no qual teve origem. Trata-se assim de um fork considerado de sucesso.

Blender

Blender
Blender, também conhecido como blender3d, é um programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, e edição de vídeo. Está disponível sob a GNU GPL, versão 2 ou posterior. Modelagem 3D, animação, texturização, composição, renderização, e edição de vídeo grátis.

Dia

Dia
criador de diagramas

K3b

K3b
O K3b é um programa de computador que funciona como uma interface gráfica para a gravação de CD-ROMs e DVDs e funciona normalmente em sistemas operacionais da família Unix, tais como o Linux e o FreeBSD. Utiliza-se, para gravar mídias, dos programas cdrecord, cdrdao e growisofs. O K3b faz parte do projeto KDE.

Brasero Disc Burner

Brasero Disc Burner
O Brasero é um programa gratuito de gravação de disco para sistemas do tipo Unix, que serve como um front-end gráfico para cdrtools, cdrskin, growisofs e libburn. Licenciado sob os termos da GNU General Public License, o Brasero é um software livre.

LibreCAD

LibreCAD
Ferramenta para Desenho CAD 2D gratuita. LibreCAD é uma aplicação de desenho assistido por computador, ou Computer Aided Design, livre para o projetos em 2D. Ele funciona em GNU/Linux, Mac OS X, Unix e sistemas operacionais Microsoft Windows. LibreCAD foi desenvolvido como uma bifurcação do QCad Community Edition.

LibreOffice

LibreOffice
Suite Office gratuito. LibreOffice é uma suíte de aplicativos livre para escritório disponível para Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X. A suíte utiliza o formato OpenDocument — formato homologado como ISO/IEC 26300 e NBR ISO/IEC 26300 — e é também compatível com os formatos do Microsoft Office, além de outros formatos legados.

Shotcut

Shotcut
O Shotcut é um aplicativo de edição de vídeo gratuito e de código aberto para FreeBSD, Linux, macOS e Windows. Iniciado em 2011 por Dan Dennedy, o Shotcut é desenvolvido no MLT Multimedia Framework, em desenvolvimento desde 2004 pelo mesmo autor.

OpenShot

OpenShot
OpenShot Video Edit é um editor de vídeo estável, livre. É possível adicionar legendas e outros form OpenShot: Suporte a vários formatos de vídeo, audio e imagem. Integração com GNOME, KDE e BlackBox. Trilhas múltiplas. Integração com Blender e Inkscape para criação de títulos simples e animados. Efeitos de transição.

HandBrake

HandBrake
HandBrake é um programa multiplataforma e multitarefa em código aberto de conversão de arquivos de vídeo e DVD e Bluray para MPEG-4, disponível para Mac OS X, Linux e Windows. É compatível com equipamentos como: Apple TV, iPod, iPhone, Xbox 360, PlayStation 3 e PSP.

jDownloader

jDownloader
JDownloader é um gerenciador de download de código aberto, independente de plataforma e completamente escrito em Java.

League Of Legends

League Of Legends
Jogo online de estratégia.

Steam

Steam
Steam é um software de gestão de direitos digitais criado pela Valve Corporation ou Valve L.L.C., de plataformas digitais como jogos e aplicativos de programação e fornece serviços facilitados como atualização automática de jogos, e preços acessiveis aos usuários.

Xbox Game Pass

Xbox Game Pass
Seja o primeiro a jogar novos jogos no primeiro dia. Além disso, jogue centenas de jogos de alta qualidade no console, PC e nuvem. Com jogos adicionados o tempo inteiro, sempre há algo novo para jogar.

Netflix

Netflix
Netflix é uma provedora global de filmes e séries de televisão via streaming sediada em Los Gatos, Califórnia, e que atualmente possui mais de 160 milhões de assinantes. Fundada em 1997 nos Estados Unidos, a empresa surgiu como um serviço de entrega de DVD pelo correio.

Spotify

Spotify
Spotify é um serviço de streaming de música, podcast e vídeo que foi lançado oficialmente em 7 de outubro de 2008. É o serviço de streaming mais popular e usado do mundo. Ele é desenvolvido pela startup Spotify AB em Estocolmo, Suécia.

FileZilla

FileZilla
FileZilla é um cliente FTP, SFTP e FTPS de código livre para Microsoft Windows e GNU/Linux. É distribuído em licença GNU General Public License.

Kdenlive

Kdenlive
Kdenlive (KDE Non-Linear Video Editor) é um editor de vídeo open-source baseado no framework MLT e KDE. Com o lançamento do Kdenlive 15.04.0 passou a ser oficialmente parte do projeto oficial do KDE. Pacotes do Kdenlive estão livremente disponíveis para Linux, FreeBSD e Mac OS X sob os termos da GNU General Public License versão 2 ou posterior.

DaVinci Resolve

DaVinci Resolve
O DaVinci Resolve é um aplicativo de correção de cores e edição de vídeo não-linear para macOS, Windows e Linux, originalmente desenvolvido pela da Vinci Systems e agora desenvolvido pela Blackmagic Design.

FFmpeg

FFmpeg
FFmpeg é um programa de computador que grava, converte e cria stream de áudio e vídeo em diversos formatos. FFmpeg é um programa em linha de comando que é composto de uma coleção de software livre e bibliotecas de código aberto.

OBS STUDIO

OBS STUDIO
Open Broadcaster Software é um programa de streaming e gravação gratuito e de código aberto mantido pelo OBS Project. O programa tem suporte para o Windows 7 e posterior, OS X 10.10 e posterior e Ubuntu 14.04 e posterior.

KODI - Central Multimedia Completa

KODI - Central Multimedia Completa
O Kodi Entertainment Center, ou simplesmente Kodi é um software multimídia gratuito e de código aberto, criado e mantido pela XBMC Foundation, disponível para várias plataformas, permitindo assistir a filmes, programas, podcast, e outras fontes da internet.

Audacity

Audacity
Editor de Audio Profissional grátis. Audacity é um software livre de edição digital de áudio disponível principalmente nas plataformas: Windows, Linux e Mac e ainda em outros Sistemas Operacionais. O código fonte do Audacity está sob a licença GNU General Public License. A sua interface gráfica foi produzida utilizando-se de bibliotecas do wxWidgets.

Geogebra

Geogebra
Acesse livremente diversos aplicativos matemáticos para gráficos, geometria, 3D e muito mais!

GanttProject

GanttProject
GanttProject é um programa livre licenciado como GPL, baseado em linguagem Java. Género de projecto de programa de gestão, corre nos sistemas operativos Windows, Linux e Mac OS X. Inclui Diagrama de Gantt para projectos de calendarização de tarefas e recursos. Tem um número de opções de relatórios.

ProjectLibre

ProjectLibre
Project grátis - gerenciador de projetos

Stellarium Astronomy Software

Stellarium Astronomy Software
Stellarium é um planetário de código aberto para o seu computador. Ele mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio.

GnuPG

GnuPG
GNU Privacy Guard é um software livre alternativo ao conjunto de softwares criptográficos PGP da Symantec, e em conformidade com o RFC 4880, a especificação de rastreio de padrões IETF do OpenPGP. Versões modernas do PGP possuem interoperabilidade com o GnuPG e com outros sistemas compatíveis com o OpenPGP.

GNU Octave

GNU Octave
GNU Octave é uma linguagem computacional, desenvolvida para computação matemática. Possui uma interface em linha de comando para a solução de problemas numéricos, lineares e não-lineares, também é usada em experimentos numéricos. Faz parte do projeto GNU, é um software livre sob os termos da licença GPL. Foi escrito por John W. Eaton. Possui compatibilidade com MATLAB, possuindo um grande número de funções semelhantes

Scilab

Scilab
O Scilab é um software científico para computação numérica semelhante ao MATLAB que fornece um poderoso ambiente computacional aberto para aplicações científicas.

QGIS

QGIS
Um Sistema de Informação Geográfica livre e aberto

hashtagtreinamentos

hashtagtreinamentos
Aprenda a automatizar suas tarefas diárias

Ruby - Linguagem de programação

Ruby - Linguagem de programação
Ruby é uma linguagem de programação interpretada multiparadigma, de tipagem dinâmica e forte, com gerenciamento de memória automático, originalmente planejada e desenvolvida no Japão em 1995, por Yukihiro "Matz" Matsumoto, para ser usada como linguagem de script.

R - Linguagem de programação

R - Linguagem de programação
R é um ambiente computacional e uma linguagem de programação que vem progressivamente se especializando em manipulação, análise e visualização gráfica de dados. Na atualidade é considerado o melhor ambiente computacional para essa finalidade.

C++

C++
C++ é uma linguagem de programação compilada multi-paradigma e de uso geral. Desde os anos 1990 é uma das linguagens comerciais mais populares, sendo bastante usada também na academia por seu grande desempenho e base de utilizadores.

Code::Blocks

Code::Blocks
Code::Blocks é um ambiente de desenvolvimento integrado de código aberto e multiplataforma. Ele foi desenvolvido em C++, usando wxWidgets. Sua arquitetura é orientada a plugin, de forma que suas funcionalidades são definidas pelos plugins fornecidos a ele

FreePascal

FreePascal
Free Pascal (também conhecido pela sigla FPC) é um compilador 32bits/64bits para a linguagem Pascal (dialetos: Borland Pascal, Delphi Object Pascal e algumas extensões do Mac-Pascal), escrito em Pascal e distribuído sob a licença GPL. Ele possui alto grau de compatibilidade com o antigo Turbo Pascal bem como com versões recentes do Delphi (até a versão 7) e roda em várias arquiteturas (x86, x86-64, PowerPC, SPARC, ARM) e sistemas operacionais (Linux, FreeBSD, Mac OS X/Darwin, Mac OS classic, DOS, Win32, OS/2, Netware (libc e classic) e MorphOS). Sua RTL (RunTime Library - biblioteca de tempo de execução) é extensa, disponibilizando uma grande quantidade de funções, rotinas e classes prontas para o programador. O projeto atualmente é liderado por Florian Klaëmpfl mas conta com vários desenvolvedores espalhados principalmente pela Europa.

Lazarus

Lazarus
Lazarus é um ambiente de desenvolvimento integrado desenvolvido para o compilador Free Pascal. O software objetiva ser compatível com o Delphi e, ao mesmo tempo, suportar diversas arquiteturas e sistemas operacionais.

Eclipse

Eclipse
Eclipse é um IDE para desenvolvimento Java, porém suporta várias outras linguagens a partir de plugins como C/C++, PHP, ColdFusion, Python, Scala e plataforma Android. Ele foi feito em Java e segue o modelo open source de desenvolvimento de software.

Netbeans

Netbeans
O NetBeans IDE é um ambiente de desenvolvimento integrado gratuito e de código aberto para desenvolvedores de software nas linguagens Java, JavaScript, HTML5, PHP, C/C++, Groovy, Ruby, entre outras. O IDE é executado em muitas plataformas, como Windows, Linux, Solaris e MacOS.

Java

Java
Java para desenvolvedores